segunda-feira, 10 de julho de 2017

No pênaltis, Lucena passa pelo Santos e vai pegar o Botafogo na final do Paraibano Sub-19

O Lucena vai enfrentar o Botafogo-PB na final do Campeonato Paraibano de Futebol Sub-19. O Tubarão do Norte eliminou o Santos de Tereré nesse domingo, no Estádio da Graça. Após perder por 1 a 0 no tempo normal, venceu por 4 a 2 nos pênaltis e, com isso, se credenciou a disputar com o Belo, nos dois próximos domingo, o título da competição estadual e, consequentemente, uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018.

No jogo de ida da semifinal, o Lucena venceu por 1 a 0. Jogava, portanto, por um empate, nesse domingo, para se classificar. Mas aí os santistas devolveram o placar. Venceram também por 1 a 0, com o gol sendo marcado por Lukinha. E, assim, a disputa foi para os pênaltis. E, da marca dos 11 metros, quem levou a melhor foi o Lobo da Serra, que acertou quatro cobranças, contra duas do Santos-PB: 4 a 2.

O Botafogo-PB, por sua vez, eliminou o Serrano-PB na outra semifinal, ao vencer o jogo de ida por 2 a 0, em João Pessoa, e empatar a volta por 2 a 2, em Campina Grande. Vale lembrar que o Belo é o atual campeão do Paraibano Sub-19 e vai em busca do bicampeonato.

De acordo com a tabela da Federação Paraibana de Futebol (FPF), as duas partidas finais estão programadas para os dois próximos domingo, dias 16 e 23. Os locais das partidas ainda não foram informados, já que os mandos de campo serã definidos a partir de sorteio realizado nesta semana na sede da FPF. A tendência é que o Lucena mande seu jogo no Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, e o Botafogo-PB, no Tomazão, em João Pessoa.

De acordo com o regulamento, apenas o campeão vai ter o direito de representar a Paraíba na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018, mas vale destacar que, a cada ano, a FPF costuma solicitar à Federação Paulista, que organiza a Copinha, mais uma vaga para o Estado. E, normalmente, é atendida nesse pedido. Se for novamente, então Botafogo-PB e Lucena vão disputar no próximo ano a principal competição de base do país.

GE / PB