quinta-feira, 6 de julho de 2017

Saiba qual foi o principal motivo de Sport e Náutico saírem da Liga do Nordeste

O rompimento do Sport-PE e Náutico-PE com a Liga do Nordeste ainda não está bem esclarecida. A alegação que a Copa é deficitária não se sustenta, aliás, o presidente do Bahia hoje em entrevista ao Correio da Bahia colabora com afirmação do presidente da Liga, Alex Portela que categoricamente afirma que a competição rende lucro. Deficitário de certo é o Campeonato Estadual de Pernambuco, aliás - como quase todos - torneio que o Sport-PE segue firme e forte, inclusive na entrevista para anunciar o rompimento esteve lado a lado com o presidente da FPF e promotor do campeonato falido e que só existe por questões de caráter político visando dá utilidade e motivo para existência aos donos dos votos para aqueles que vão eleger o presidente da CBF.

Claro que ninguém assume ou irá assumir que a motivação maior reside na disputa entre as TV GLOBO e o Canal Interativo. A idéia, segundo as informações do site maquina do Esporte é simples: Criar um novo torneio entre os clubes grandes do nordeste, dessa vez com a Globo por trás.

Veja ai
Globo e Esporte Interativo brigaram nos últimos anos pelo direito de transmissão do Campeonato Brasileiro na rede fechada de televisão. Contra a força do Grupo Turner, o Sportv terminou sem times como o Santos, o Internacional e o Palmeiras em torneios futuros. Agora, há uma nova fonte de disputa: a Liga do Nordeste.

Na segunda-feira, Náutico e Sport anunciaram a saída da Liga. O torneio, que é organizada pelo próprio Esporte Interativo, é um dos principais produtos da emissora. A Globo também transmitiu a competição até este ano, mas não renovou o contrato para as próximas edições.

Mesmo com a promessa de aumento nas premiações e uma nova emissora aberta para cobrir a Liga, o Esporte Interativo não conseguiu segurar o trio pernambucano. Os times alegam que a disputa é financeiramente pouco vantajosa, além de tornar o calendário pesado para as equipes. Agora, sem a Globo, há também uma significativa perda de visibilidade.

Segundo a Máquina do Esporte apurou com um dirigente de Pernambuco, já há um encaminhamento entre clubes, federação pernambucana de futebol e Globo para um arranjo com um torneio mais atrativo financeiramente para todas as partes. A saída da Liga por parte do trio foi a maneira de formalizar o desejo pelas negociações de um modelo mais sustentável.

O Campeonato Estadual seria, então, reduzido, e haveria um novo torneio entre os clubes grandes do nordeste, dessa vez com a Globo por trás.

A união dos clubes, no entanto, não é simples. O Bahia, que tem contrato com o Esporte Interativo para o Brasileirão, já sinalizou que não irá sair da Liga do Nordeste. O rival Vitória, com contrato com o Sportv, lançou nota oficial na terça-feira para reforçar que também irá permanecer no grupo. Também na terça, outros sete times comunicaram a permanência na liga.

O Vitória, no entanto, mostrou maior flexibilidade. “Nos últimos anos, o Nordestão vem ganhando musculatura e apelo junto à torcida. Mas é inegável que uma saída dos times pernambucanos prejudicaria essa musculatura. É preciso negociar”, afirmou o presidente do clube, Ivã de Almeida, em nota.

Até o momento, o Esporte Interativo não quis se pronunciar sobre o assunto. A Globo afirmou que tem interesse em competições com times do Nordeste, mas “ainda não recebeu proposta de uma eventual nova competição”.

Futebol  Baiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário