quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Amadeu Rodrigues vai ao Rio para negociar com a CBF 16 datas de Paraibano

O impasse sobre a quantidade de datas disponibilizadas para os campeonatos estaduais pela CBF continua. Enquanto a entidade máxima quer que as competições aconteçam em 13 datas, a Federação Paraibana de Futebol (FPF), a pedido dos clubes, segue tentando mais rodadas. Por isso, o presidente Amadeu Rodrigues viaja para o Rio de Janeiro na próxima quinta-feira para negociar com o diretor de competições, Manoel Flores, um calendário um pouco maior.

E, agora, ele adianta o que vai propor na reunião: um campeonato com 16 datas, cuja fórmula ainda estaria sendo estudada:

- A CBF quer 13 datas, mas estamos trabalhando para ter um campeonato um pouco maior, com 16 datas. Eu acredito que, provavelmente, vamos conseguir - afirmou Amadeu Rodrigues.

Um dos principais problemas com o calendário de 2018 é o fato de ser um ano de Copa do Mundo. Por isso, a CBF está tendo trabalho para definir quando começa e quando termina cada uma das competições. E ainda quais delas vão ocorrer durante o período do Mundial.

A recomendação da entidade é que os estaduais comecem em janeiro e tenham seu fim em 8 de abril. O problema é que estes campeonatos acontecem em paralelo a outras competições, como a Copa do Brasil, e, no caso de alguns estados, dos torneios regionais, como a Copa do Nordeste. Além disso, os estaduais precisam respeitar períodos de férias e pré-temporada determinadas pelo Estatuto do Torcedor e previstas pelo Regulamento Geral de Competições.

A proposta de 16 datas que Amadeu fala coincide com uma fórmula defendida pelo presidente do Sousa, Aldeone Abrantes.

De acordo com a nova proposta apresentada pelo sousense, o Paraibano seria dividido em dois grupos de cinco clubes, em que os times de um grupo duelariam com todos os outros do outro grupo em jogos de ida e volta. Após 10 rodadas, se classificariam direto para as semifinais o campeão de cada grupo. Além disso, o segundo e o terceiro colocado de cada grupo fariam um cruzamento olímpico para definir os outros dois semifinalistas. Já o lanterna de cada grupo estariam rebaixados.

Vale lembrar que essa é a proposta de Aldeone, mas Amadeu não confirma que seria essa a proposta a ser defendida pela Federação Paraibana.

O que se sabe é que após a reunião na CBF, o presidente Amadeu Rodrigues deve marcar uma nova reunião com os clubes na próxima semana para definir os rumos do Paraibano de 2018. O objetivo do presidente da FPF é resolver estas questões até o fim deste mês.

Redação: globoesporte.com