quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Presidente do Treze aprova formato do Paraibano de 2018: "Melhor fórmula"

Depois de muita confusão, contas e discussões sobre o Campeonato Paraibano de 2018, foram definidas nesta terça-feira a fórmula e o número de datas da competição. Ela começa no dia 7 de janeiro e tem o término previsto para o dia 8 de abril. E segundo o presidente do Treze, Juarez Lourenço, que esteve presente à reunião na sede Federação Paraibana de Futebol (FPF), esta foi o melhor formato encontrado para todos.

- A gente passou o dia estudando e chegamos a conclusão de que esta seria a melhor fórmula de se disputar o campeonato de 2018. Fomos à favor da proposta, com algumas restrinções no começo, mas no final tudo foi se adequando e deu certo - destacou o dirigente do Galo.

A fórmula adotada para o estadual do próximo ano vai ser similar à proposta pelo presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, com apenas algumas pequenas alterações. O Paraibano terá 10 times divididos em dois grupos de cinco, que vão duelar com todos os outros do outro grupo em jogos de ida e volta. Após 10 rodadas, vão se classificar direto para as semifinais o campeão de cada grupo.

Além disso, o segundo e o terceiro colocado do Grupo A e o segundo e o terceiro colocado do Grupo B vão se enfrentar em mata-mata de dois jogos (dentro dos próprios grupos, mas em confrontos inéditos), para saber quem vai para as semifinais. Enquanto isso, no lado de baixo da tabela, vai acontecer um quadrangular da morte, com jogos de ida e volta entre os dois times de pior campanha de cada grupo.

No Grupo A, ficaram Botafogo-PB, Campinense, Auto Esporte, Sousa e Nacional de Patos. Já no Grupo B, Treze, Atlético de Cajazeiras, Serrano-PB, CSP e Desportiva Guarabira.

Sendo assim, o Treze teoricamente vai ter uma tabela mais difícil, já que enfrenta os dois principais rivais Belo e Raposa e ainda vai fazer dois jogos no Sertão, um a mais do que os outros dois grandes. Mas, em compensação, vai disputar vaga com equipes teoricamente mais fracas.

Na análise final, o presidente não acredita que houve um prejuízo para o seu time.

- Eu parto da premissa de que time que quer ser campeão não pode estar escolhendo adversário, e nem quantidade de jogos. O Treze aceitou o que foi proposto e vai dar tudo certo - afirmou.

Por Cisco Nobre e Hévilla Wanderley/globoesporte.com