terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Confusão entre torcidas foi a nota triste do clássico em Patos

Episódios lamentáveis marcaram a partida entre Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras nesse domingo. Torcedores dos dois times, presentes às arquibancadas do Estádio José Cavalcanti, arremessaram objetos uns contra os outros e, se não fosse a intervenção da polícia, provavelmente teriam entrado em confronto direto ali mesmo, enquanto a bola rolava no campo. O árbitro da partida, Clizaldo Luiz Maroja, falou sobre o ocorrido, mas disse que, quando se deu conta do tumulto, os policiais já haviam controlado a situação.

A partida entre o Canário do Sertão e o Trovão Azul foi válida pela sexta rodada do Campeonato Paraibano e terminou com vitória dos donos da casa por 1 a 0, com gol de Lúcio Curió, cobrando falta. Isso é futebol. Mas o que se viu ainda durante o primeiro tempo foi selvageria. Torcedores de um lado e de outro, separados nas arquibancadas, atiravam objetos uns contra os outros. Eram pedras, pedaços de madeira, garrafas. Alguns vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a agressividade das duas torcidas. Imagens da TV Paraíba, que cobriu o jogo no José Cavalcanti, mostra os dois grupos se estranhando nas arquibancadas e sendo contidos pela polícia.

A reportagem, o árbitro Clizaldo Luiz Maroja comentou o que viu do tumulto e o que tomou como base para preencher a súmula da partida.

- O episódio ocorreu no começo do primeiro tempo, no momento em que a bola estava parada por causa de um lance de falta. Quando me dei conta do problema, percebi que a Polícia Militar já estava contornando a situação, que foi logo resolvida. Ao final da primeira etapa, procurei saber se algum torcedor se machucou, recebi a informação de que não, e a partida transcorreu normalmente - afirmou o árbitro.

Uma vez que só pode relatar na súmula o que viu, Clizaldo já adiantou que nas suas anotações consta apenas o princípio de confusão, rapidamente contido pela PM.

- Já encaminhei o relatório para a Comissão de Arbitragem. Só posso relatar o que vi. Não posso basear as informações da súmula em supostos fotos ou vídeos que, porventura, sejam divulgados - explicou Clizaldo.

Segundo José Renato Soares, que é presidente da Comissão de Arbitragem da Paraíba, todo o procedimento legal vai ser realizado e qualquer possível punição aos clubes só deve ser analisada posteriormente.

- Já estamos com o relatório em mãos. Iremos protocolar na Federação Paraibana de Futebol e, de lá, caso seja necessário, segue para o Tribunal de Justiça Desportiva - explicou José Renato.

Em contato com o 3º Batalhão da Polícia Militar, que fica em Patos, a reportagem foi informada que apenas o departamento de comunicação poderia emitir qualquer pronuciamento sobre o trabalho dos policiais e que isso só seria feito na manhã desta terça-feira.

Em campo, com a vitória por 1 a 0, o Nacional de Patos chegou aos 13 pontos e assumiu a segunda posição do Grupo A, enquanto que o Atlético de Cajazeiras se manteve com 6 pontos e caiu para a quarta colocação do Grupo B.

GE