sábado, 17 de fevereiro de 2018

Para Leston, Clássico Tradição vale tanto quanto a partida contra o Atlético-MG

Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano, Copa do Brasil... A rotina do Botafogo-PB vem sendo intensa neste início de 2018. Depois de vencer o Altos nessa quinta-feira, pelo Nordestão, o Belo tem pela frente dois grandes desafios: o Treze, no domingo, pela oitava rodada do estadual; e o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil. E, na opinião do técnico botafoguense Leston Júnior, essas duas partidas, contra os dois Galos - o paraibano e o mineiro -, têm o mesmo peso. E o Alvinegro da Estrela Vermelha vai em busca de duas vitórias.

Os desafios são grandes. No Clássico Tradição deste domingo, o Botafogo-PB precisa vencer para seguir vivo na briga pela primeira colocação do Grupo A do Paraibano, resultado que lhe garantiria diretamente na semifinal. Se ficar em segundo ou terceiro lugar, vai precisar passar ainda por uma espécie de repescagem para seguir na briga pelo título estadual. E, apesar de a partida contra o Treze ter uma abrangência apenas local, enquanto que o duelo com o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, tem dimensão nacional, Leston garante que o tratamento dado aos dois jogos vai ser o mesmo.

- O jogo contra o Treze é tão importante quanto o contra o Atlético Mineiro. A diferença é que eles (o Treze) estão se preparando somente para o jogo contra a gente. E nós tivemos a partida contra o Altos na quinta-feira - comentou Leston.

O técnico botafoguense se refere à maratona de jogos que o Belo vem enfrentando nesta temporada. Até aqui, já foram 11 jogos. E o time vem bem. Ainda está invicto, com sete vitórias e quatro empates. E esses quatro tropeços - por assim dizer - foram todos no Paraibano. Na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, o time só venceu até agora.

Mas engana-se quem pensa que o Botafogo-PB está priorizando as competições regional e nacional em detrimento da disputa estadual. Leston garante que as três competições deste primeiro semestre estão sendo encaradas com a mesma seriedade. Até porque, segundo ele, todas são bem difíceis.

- São jogos complicados. O campeonato estadual, para mim e para os atletas, possui o mesmo grau de dificuldade que a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Acho que algumas pessoas são até injustas quando falam em relaxamento em determinado jogo. Sempre lembramos que só estamos nessas competições pelo nosso desempenho no Paraibano em anos anteriores. Nós temos essa consciência.

Visitante no clássico deste domingo, contra o Treze, no Amigão, em Campina Grande, o Botafogo-PB vai ser mandante na partida da próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG. O clube paraibano até recebeu uma oferta de uma empresa de marketing para levar o jogo para o Mané Garrincha, em Brasília, mas preferiu manter o confronto para o Almeidão, marcado para as 21h45.

O Belo chegou a essa fase da Copa do Brasil após vencer o Floresta-CE por 2 a 0, em Fortaleza, na primeira fase, e eliminar o time cearense. Vale lembrar que, no jogo contra o Galo mineiro, quem vencer se classifica para a terceira fase e, em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis. Quem avançar vai pegar Figueirense ou Oeste na próxima fase

GE