quinta-feira, 15 de março de 2018

Aldeone crava Belo e Sousa nas semifinais e promete ir à Justiça se o Dino ficar de fora

A novela envolvendo o regulamento do Campeonato Paraibano está longe de ter o capítulo final. Isso porque o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, entende que, independente do resultado final da repescagem entre o Dinossauro e o Botafogo-PB - que fazem o jogo da volta nesta quinta-feira -, ambos os clubes já estão garantidos nas semifinais, apesar de o Serrano-PB ter comemorado a classificação ontem para se juntar a Campinense e Treze entre os semifinalistas. E o dirigente sousense ainda garantiu que, se o seu time for eliminado hoje, vai à Justiça Desportiva, apoiado no regulamento, para requerer a vaga entre os quatro primeiros colocados do estadual.

O Sousa venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 no jogo de ida, na semana passada, no Marizão, e, com isso, joga por vitória ou empate nesta quinta-feira, no Almeidão, para avançar de fase e encarar o Treze em uma das semifinais. Mas, para Aldeone, mesmo se o Dinossauro perder e, teoricamente, for eliminado, ainda assim tem vaga assegurada na próxima fase.

- Nós já estamos na semifinal. O nosso entendimento é esse. O Botafogo e o Sousa estão garantidos. Isso está claro no regulamento - assegurou Aldeone.

O presidente do Sousa se baseia no Art. 9º do regulamento do Campeonato Paraibano, mais especificamente no parágrafo 3º, para justificar a sua convicção quanto à classificação já garantida ao Dinossauro. O trecho em questão diz que "os clubes de melhor índice técnico, somados os resultados obtidos na primeira e segunda fases do campeonato, ficam definidos como terceiro e quarto colocados e classificados à semifinal".

O Serrano-PB - que, com duas vitórias, eliminou o CSP na outra repescagem - somou 17 pontos nas duas primeiras fases do campeonato. E Sousa e Botafogo-PB já têm, independente do jogo de logo mais, 23 e 22 pontos respectivamente. Assim, o entendimento da diretoria do Dinossauro - e também da do Belo - é a de que o Alviverde de Sousa e o Alvinegro de João Pessoa são os dois times que têm direito a se juntar a Campinense e Treze nas semifinais.

- Vamos aguardar o que a Federação vai declarar sobre isso, mas já estamos com a documentação jurídica pronta para garantir a vaga caso a gente perca o jogo hoje para entregar no momento que a Federação se pronunciar - frisou Aldeone Abrantes.

Na noite dessa quarta-feira, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) emitiu uma nota de esclarecimento sobre a polêmica envolvendo as dúvidas quanto ao regulamento do Campeonato Paraibano. Mas se posicionou apenas para reafirmar que Campinense e Treze, por terem terminado a primeira fase como líderes de seus grupos, têm vantagem nas semifinais. Porém, não fez qualquer menção quanto aos questionamentos sobre que times avançam das respescagens para as semifinais.

Aguardando o desfecho no jogo desta quinta-feira no Estádio Almeidão, Botafogo-PB e Sousa prometem acionar a justiça pela vaga. A decisão pode acabar paralisando o campeonato. O encontro entre as equipes ocorre às 20h30 de hoje. O Belo entra em campo precisando de uma vitória simples, enquanto o Dino joga por vitória ou empate.

GE