segunda-feira, 12 de março de 2018

Botafogo empata com Altos e fica cada vez mais perto da classificação

O Botafogo-PB saiu de Teresina, no Piauí, com um importante ponto para se garantir nas quartas de final da Copa do Nordeste. O empate sem gols no estádio Albertão, na noite desta segunda-feira, contra o time da casa, o Altos, não deu matematicamente a classificação ao mata-mata de forma antecipada, contudo deixou bem encaminhada esse desfecho do líder invicto. A situação é diferente do rival alviverde, que não venceu na competição e está por um sopro no Nordestão. No jogo, o Belo resistiu um segundo tempo de pressão e teve nas defesas de Saulo e na trave a garantia do 0 a 0.

Belo ficou boa parte do primeiro tempo de olho no que o Altos poderia apresentar de risco. A equipe de Kobayashi apresentou futebol característico, de ficar com mais tempo com a bola. Contudo, Joelson e Manoel – dupla de atacantes – tiveram raros momentos de perigo real na área de Saulo. Depois de mapear o rival, o Bota-PB decidiu partir para o ataque e criou, em 10 minutos, chances claríssimas de sair para o intervalo com vantagem. Mazinho e Dico perderam, e o placar ficou em branco na etapa inicial. 

Os números de posse de bola indicaram o domínio do Altos no segundo tempo: foram 63% do tempo com ela – contra 37% do Belo. A etapa final do time paraibano foi bem conservadora, esperou ainda mais o rival e teve na defesa sólida o ponto alto. Leston Júnior, em tese, não quis correr muitos riscos e trouxe o ponto para casa. O Jacaré teve os últimos 22 minutos incisivos, rondou a meta de Saulo e encerrou o jogo com uma trinca de atacantes – Manoel, Júnior Saudade e Américo – além dos ofensivos Esquerdinha e Alex Mineiro. Na bola aérea, Leone meteu uma cabeçada na trave. O alvo parecia pequeno, e a insistência dos piauienses terminou sem efetividade. 

1º) Botafogo-PB: 10 pontos
2º) Bahia: 6 pontos 
3º) Náutico: 4 pontos
4º) Altos: 2 póntos

SITUAÇÃO: os dois primeiros avançam para as quartas de final. Belo precisa de mais um ponto para confirmar classificação. Altos tem que vencer nas duas últimas rodadas e torcer para Bahia e Náutico não vencerem mais no Nordestão. Faltam duas rodadas para o fim desta fase. 

GE