sexta-feira, 16 de março de 2018

Com atitude de time pequeno, Belo entra com ação na justiça, TJD determina e FPF adia a partida entre Botafogo e Treze

O Tribunal de Justiça Despotiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) determinou na tarde desta sexta-feira o adiamento da partida entre Botafogo-PB e Treze, que se enfrentariam neste domingo, no Almeidão, no jogo de ida de uma das semifinais do Campeonato Paraibano. A decisão foi tomada para que o TJDF-PB tenha tempo para julgar a ação do Belo, que alega ter direito a vantagem sobre o Galo nesse confronto, entendimento diferente do da Federação Paraibana de Futebol (FPF).

O Botafogo-PB ingressou com mandado de garantia no TJDF-PB, nessa quinta-feira, solicitando que o regulamento do Campeonato Paraibano fosse revisto, já que o Belo entende ter vantagem sobre o Treze em uma das semifinais do estadual. A FPF alega que a vantagem de jogar por empate na soma dos dois resultados e de fazer o jogo da volta como mandante é do Galo, pelo fato de o Alvinegro de Campina Grande ter terminado a primeira fase como líder do Grupo B, o que, inclusive, lhe deu vaga direta às semifinais.

Acontece que o departamento jurídico do Botafogo-PB interpreta o regulamento do campeonato de forma diferente. O clube se apoia no Art. 9º do regulamento, que trata do sistema de disputa e diz que, nas semifinais, "os clubes que obtiverem melhores índices técnicos na Primeira Fase terão direito ao mando de campo na segunda partida e de jogar pelo empate em pontos e saldo de gols". Como o Belo somou 22 pontos na fase de grupos, a diretoria botafoguense entende que o Alvinegro de João pessoa é que tem a vantagem na semifinal contra o Treze, já que o Galo, nessa mesma fase, somou apenas 14 pontos.

Na decisão - assinada pelo presidente do TJDF-PB, Lionaldo Santos Silva -, o Tribunal argumenta que "a questão é complexa" e envolve não só o Botafogo-PB e a FPF, mas também outros clubes que disputam o Paraibano. Para analisar melhor o caso, Lionaldo Santos solicitou da Federação a ata de assembleia na qual consta a concordância ou não dos clubes com o regulamento.

Ainda no documento do TJDF-PB, Lionaldo diz entender, a priori, que os clubes concordaram com o regulamento que está sendo contestado agora, mas destaca que precisa avaliar o texto - inclusive em sua ortografia -, já que há divergência de interpretação entre o Botafogo-PB e a FPF.

Com o adiamento do jogo entre Belo e Galo, a partida entre Auto Esporte e Desportiva Guarabira, pelo quadrangular da morte, que seria adiada para a segunda-feira, ficou mantida no domingo, às 16h, no Almeidão.

GE