domingo, 18 de março de 2018

FPF faz consulta ao STJD e admite marcar Botafogo e Treze para esta segunda ou próximo domingo

A FPF deixou nas mãos do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a possibilidade de marcar a semifinal entre Botafogo-PB x Treze para a noite desta segunda-feira. Ao se dirigir ao órgão e explicar o porquê de não ter confirmado o clássico para a tarde deste domingo, a Federação fez uma consulta legal se poderia dispensar os "obstáculos legais" para a marcação do jogo.

A nota endereçada ao presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, e assinada pelo diretor jurídico da FPF, Marcos Souto Maior Filho, sugere duas datas para a realização da partida: dia 19 (segunda-feira) e dia 25 (próximo domingo). Isso porque, na próxima quinta-feira, tanto Botafogo-PB, quanto Treze, entram em campo pela Copa do Nordeste e há a obrigação de se respeitar o intervalo de 72 horas entre um jogo e outro.

A Federação explica a decisão de não ter remarcado a partida para este domingo, evocando o Artigo 14 do Estatuto do Torcedor (que fala das obrigações do mandante em garantir a segurança da partida), lembrando que "inexiste condição de coordenar todos os envolvidos na realização de uma partida em prazo tão exíguo, sob pena de serem inobservadas as disposões legais", diz a nota.

Em outro trecho, também cita três novos artigos do Estatuto do Torcedor para justificar a não marcação da partida no domingo: o 16 (que fala dos deveres da FPF), 17 (os direitos dos torcedores) e 20 (relativo à venda de ingressos com o prazo de 72 horas para o jogo). Esses mesmos artigos impediriam que o jogo acontecesse na segunda-feira, por isso a Federação consulta o STJD sobre o caso.

- Esta Federação Paraibana de Futebol está disposta e deseja realizar a partida amanhã (segunda-feira), no turno da noite, contudo precisa da anuência e referendo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva em vista dos obstáculos legais.

Trocando em miúdos: o jogo pode acontecer na segunda-feira, mas só se o STJD concordar em passar por cima dos artigos citados do Estatuto do Torcedor. A FPF informa ainda que Botafogo-PB e Treze disputam a Copa do Nordeste e têm jogos no meio de semana, restando apenas o domingo para se fazer cumprir a decisão do STJD.

Na tarde deste domingo, o Treze chegou a ir ao Estádio Almeidão contando com a realização da semifinal contra o Botafogo-PB, conforme documento do próprio STJD que cassou a decisão de adiar a partida. O ônibus que levou o time foi barrado na entrada do estádio e depois retornou a Campina Grande. Já os torcedores do Galo se envolveram numa confusão fora do estádio e tiveram que ser escoltados pela Polícia Militar até a saída da cidade.

Em meio à ameaça do Sousa em também ingressar no STJD para disputar a semifinal do Campeonato Paraibano, a Federação resolveu manter a partida entre Serrano x Campinense para o domingo. O Lobo venceu por 1 a 0 e largou na frente em busca de uma vaga na decisão. O recurso do Dinossauro, no entanto, ainda deverá ser apreciado no TJDF-PB nesta semana.


GE