terça-feira, 28 de maio de 2019

Governo abre Jogos Escolares da Paraíba etapa regional da Grande João Pessoa

As arquibancadas do ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba ficaram lotadas para a solenidade de abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares 2019, nessa segunda-feira (27). O evento contou com o desfile das escolas participantes que pertencem à 1ª Região de Ensino e ainda de entidades que trabalham com o paradesporto, além de apresentação de grupos de ginástica rítmica.

Na oportunidade, houve um minuto de silêncio em homenagem ao artista Gabriel Diniz, que foi vítima de um acidente aéreo. O juramento oficial ficou a cargo do corredor paraibano e recordista mundial dos 100 metros, Petrúcio Ferreira, que foi descoberto nos Jogos há seis anos e o acendimento da tocha foi realizado por Ana Beatriz, atleta detentora de inúmeras medalhas de ouro em competições nacionais de natação.

-  Minha carreira teve início nos Jogos Escolares e Paraescolares na região de Catolé do Rocha, já que sou de São José de Brejo do Cruz, onde jogava futsal. E depois de uma partida, fui orientado pelo técnico Ricardo Ambrósio, da coordenação dos Jogos, para praticar uma modalidade para-desportiva, e com muito empenho e dedicação, conseguimos bater vários recordes e obter medalhas em mundiais e nas Paralimpíadas no Rio em 2016  -  lembrou Petrúcio Ferreira.

O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Hervázio Bezerra, destacou a realização do considerado maior evento do desporto e paradesporto escolar do estado. “Todas as instituições estão de parabéns por proporcionar um desfile de forma impecável. O Governo do Estado tem o objetivo de incentivar a prática esportiva em toda Paraíba, com muito zelo e dedicação”, frisou o secretário, que também decretou abertos oficialmente os Jogos.

O local de honra contou ainda com as presenças de José Marco (secretário executivo de esporte e lazer), Priscilla Gomes (secretária executiva de Juventude), Wleica Honorato (diretora da 1ª Região de Ensino), Simone Jordão (presidente da Funad) e Bosco Crispim (presidente da Associação das Federações Esportivas). Os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª Região, terá duração de duas semanas e é uma realização do Governo do Estado por meio da Sejel em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE). Mais informações e detalhes técnicos estão disponíveis no site www.jogosescolares.pb.gov.br