terça-feira, 13 de agosto de 2019

Historiador lança álbum do Atlético-PB e declara amor ao clube: "Eu quis homenageá-lo"

O aniversário de 70 anos do Atlético-PB foi no ano passado, mas nunca é tarde demais para comemorações. No último fim de semana, em evento realizado na sede clube, foi lançado um álbum em homenagem à história do Trovão Azul. O autor é Reudesman Lopes, historiador responsável por dar a vida a narrativas do futebol do Sertão da Paraíba, que também escreveu o livro "História do Futebol de Cajazeiras".

Com 156 páginas, o álbum traz a história do Atlético-PB desde a sua fundação, em 1948, passando pelas décadas de futebol amador, chegando ao profissionalismo e indo até o ano de 2012. A coletânea carrega as principais conquistas do clube e participações de destaque, como na Copa do Brasil e na Série C do Campeonato Brasileiro. Além disso, a obra conta histórias peculiares, com curiosidades de jogadores e dirigentes.

- Sobre o álbum, não é um álbum de figurinhas. Ele nasceu na minha vontade de homenagear o clube que estava a completar 70 anos. Seria para ser lançado em 2018, pois foi o ano em que o Atlético-PB completou 70 anos - disse o autor.

Aos 64 anos, Reudesman é um personagem conhecido na história do futebol sertanejo da Paraíba. Professor aposentado e atualmente comentarista esportivo, ele foi o primeiro preparador físico da era profissional do Atlético-PB, em 1985, e, posteriormente, treinou o time em 2000. Ele também é autor do livro "História do Futebol de Cajazeiras", obra de 686 de páginas, que traz narrativas curiosas, com um acervo de imagens do Pitaguares Futebol Clube, conhecido como o primeiro time amador da cidade.

Campeão Paraibano em 2002, o Atlético-PB volta a ter um espaço de destaque no futebol paraibano. Após boa campanha no estadual deste ano, o clube vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro na próxima temporada.

GE