quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Perilima vence o Confiança-PB e fica a um empate do título do Paraibano Sub-19

A Perilima venceu o Confiança-PB por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira, no primeiro jogo da final do Campeonato Paraibano de Futebol Sub-19. Em um jogo bem equilibrado no Estádio Amigão, em Campina Grande, a Águia de Campina conseguiu marcar no primeiro tempo, com o artilheiro Acleilton, e fez valer o mando de campo para conquistar a vitória e uma pequena vantagem para o jogo de volta, em busca do título inédito.

A Perilima foi melhor no somatório dos primeiros 45 minutos. Apesar de o Confiança-PB também ter levado perigo contra o gol defendido por Victor, foram da Águia as melhores oportunidades. Como quando Elber cruzou, Edgo desviou e a defesa rubro-negra evitou o que seria um gol certo do time da casa. Mas foi da marca do pênalti que saiu o gol. Acleilson foi derrubado dentro da área, e a árbitra apontou a marca dos 11 metros. O próprio camisa 11 foi para a cobrança, deslocou o goleiro, marcando seu nono gol e nove jogos, e colocou a Perilima à frente no placar.

Na segunda etapa, tome pressão do Confiança-PB. Indo em busca do empate, o time de Sapé suficou a Perilima em vários momentos. Teve chute de fora da área, cobrança de falta direto para o gol, cruzamento com desvio de cabeça. Gabriel, David, Pexeiro... vários jogadores tentaram o gol da igualdade no placar. A Águia, por sua vez, resistiu bem à pressão e também levou algum perigo quando foi ao ataque. Lucas Bacelar e Elber, por exemplo, chegaram perto de ampliar. Mas o placar se mantece mesmo em 1 a 0 para o time da casa.

Perilima e Confiança-PB fazem o segundo jogo desta final no próximo sábado, às 15h, no Estádio Tadeuzão, em Sapé. O mando de campo foi definido previamente através de sorteio. Com a vitória pelo placar mínimo na ida, a Águia de Campina fica com o título se vencer ou se empatar. Já o Bicho-Papão precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ser campeão de forma direta; se vencer por margem de apenas um gol, então a disputa vai para as penalidades máximas.

COPA SÃO PAULO 2020
A rigor, apenas o campeão vai ter o direito de representar a Paraíba na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. É isso que está escrito no regulamento específico da competição. Mas, ano a ano, a Federação Paulista, que é quem organiza a competição nacional, vem concedendo à Federação Paraibana uma segunda vaga, que é repassada ao vice-campeão. O que se sabe nos bastidores é que a federação da Paraíba já vem se articulando para conseguir até mais que uma segunda vaga, mas isso ainda não está confirmado.

PERILIMA: Victor, Natan, Samuel, Lucas Bacelar, Ezequias, Elber, Bruno Sapé (Wellington), Gabriel, Rian (Paulo), Acleilson (Bruno Bispo), Edgo (Alysson).
Téc.: Dario Alves.

CONFIANÇA: Darvid, Jonas, John, Joeferson, Elvis, Natan, Ítalo, Julio Cesar (Gabriel), Pexeiro, João Paulo, David.
Téc.: Wellington Cézar.

Resumão GE