quinta-feira, 3 de outubro de 2019

CBF divulga calendário 2020 e aumenta datas da Série D que terá Atlético e Campinense representando a Paraíba

Representantes da Paraíba na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020, Campinense e Atlético de Cajazeiras vão ter que se planejar para pelo menos 14 jogos no certame nacional do ano que vem.

É que nesta quinta-feira (03) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol nacional para a próxima temporada e, entre outras mudanças, alterou o formato da quarta divisão, mantendo o número de clubes, mas aumentando de 16 para 26 datas.

A Série D permanecerá sendo composta por 68 clubes, tem início marcado para o dia 3 de maio e a final agendada para 22 de novembro.

Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes.

Assim, a fase principal contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta, perfazendo 14 datas.

Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos de mata-mata até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.

Depois de quatro anos, a Série D passa a ter um novo formato. Em 2016, a Quarta Divisão teve um inchaço de clubes, passando de 40 para 68 participantes.

Os times eram divididos em 17 grupos, com quatro equipes em cada, e a competição acabou organizada para ser encerrada entre os meses de setembro e agosto, motivo de críticas por parte de jogadores e dos clubes, que questionavam o porquê de uma competição curta.

Atletas chegaram a protestar publicamente o fato da fase de grupos encerrar em junho, no primeiro semestre do ano e relataram situação de desemprego. Segundo a CBF, “o calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição”.

Leia, topicamente, os ajustes realizados pela CBF no calendário do futebol brasileiro em 2020.

Datas FIFA

As Datas FIFA de 2020 estão livres de jogos do calendário nacional. Serão 10 jogos de seleções espalhadas em cinco períodos, compreendidos entre março e novembro. No caso das seleções sul-americanas, serão oito jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar (março, setembro, outubro e novembro) e dois jogos amistosos preparatórios para a disputa da Copa América (junho).

Férias e pré-temporada

As férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, totalizando os 30 dias previstos na legislação. A pré-temporada poderá ser realizada até o início das competições estaduais, ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020.

Primeiro título em jogo

A Supercopa do Brasil, a ser disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2019, será o primeiro título em disputa na temporada. O jogo acontecerá no dia 19 de janeiro, em local a ser anunciado, como última data da pré-temporada.

Calendário dos Estaduais

Os campeonatos estaduais passarão a ter no máximo 16 datas disponíveis para 2020, compreendidas no período entre 22 de janeiro e 26 de abril. Em trabalho conjunto com as Federações, a CBF vem gradativamente adaptando o número de datas destas competições, imprescindíveis ao desenvolvimento do futebol brasileiro. De 2017 a 2019 foram utilizadas 18 datas. E para 2020, estão previstas no máximo 16 .

Série A

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. Será disputado no atual formato, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Série B

A segunda divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

Série C

Mais uma divisão que tem seu formato consolidado, com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. Inicia no dia 3 de maio e vai até 8 de novembro. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.

Série D estendida

O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.

Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Copa do Brasil

As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.

Paraíba Online