quinta-feira, 16 de abril de 2020

Presidente do Campinense mostra ressalvas, mas diz que estadual pode ser retomado em maio

Pela primeira vez depois de quase um mês de paralisação nas atividades do futebol paraibano por conta da pandemia do novo coronavírus, um dirigente local citou uma data que pode ser a de retorno dos jogos do estadual. A data, embora ainda não seja oficial e dependa de uma série de fatores para ser confirmada, seria o começo do mês de maio e os jogos, nesse momento, seriam disputados sem a presença de público. A informação surgiu através de uma conversa do GloboEsporte.com/pb com o presidente do Campinense, Paulo Gervany, que enfatizou, no entanto, que nada ainda está definido em torno desse retorno dos jogos.

- O que precisa ser entendido é que essa situação não depende dos clubes, não depende da Federação, não depende de ninguém. É preciso esperar que a pandemia acabe ou que sejam minimizados os riscos para todos. Houve uma citação ao recomeço do campeonato no início de maio, sem a presença de torcida nos jogos, mas isso ainda não foi colocado em discussão e por isso, ainda, não devemos tratar como uma proposta oficial. Mas houve esse comentário sim - explicou o dirigente raposeiro.

Paulo Gervany garantiu ainda que há um entendimento firmado, garantido inclusive pela presidente da FPF, Michelle Ramalho, de que a prioridade da retomada da temporada pós-coronavírus será a conclusão dos estaduais. No caso da Paraíba, a competição está na reta final de sua primeira fase, com dois jogos para serem realizados (três para alguns clubes como o próprio Campinense) e depois as fases de semifinal e a grande final.

Por conta dessa indefinição, a Federação prometeu repassar aos clubes um auxílio financeiro para garantir que algumas receitas entrem aos cofres das equipes mesmo sem a realização dos jogos. A medida também foi adotada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que deve repassar recursos para os clubes das Séries C e D do Campeonato Brasileiro.

GE