sábado, 28 de novembro de 2020

Campinense se posiciona contra o Paraibano de 2021 com oito times e defende apenas um rebaixado

O Campinense não gostou das decisões tomadas na última quinta-feira, na reunião entre clubes e Federação Paraibana de Futebol (FPF) acerca do Campeonato Paraibano de 2021. Em entrevista à Rádio CBN Campina Grande na sexta-feira, o diretor da Raposa, Phelipe Cordeiro, se manifestou contra o estadual ser realizado com apenas oito times (como já ficou estabelecido) e também defendeu que a competição tenha apenas um time rebaixado, em vez de dois, como já acontece há vários anos.

- A gente se posicionou a favor da permanência dos 10, entendendo que a pandemia causou um ano atípico para todo mundo, não só para o futebol. Também porque a gente não pode ter uma perda na quantidade de jogos, já na esperança de termos público no próximo ano - disse o diretor raposeiro.

Para se cumprir a intenção do Campinense de manutenção dos 10 times na 1ª divisão do Paraibano do próximo ano, seria necessário que, ainda em 2020, fosse realizada a 2ª divisão, mas isso não aconteceu devido aos altos custos dos protocolos de saúde necessários por conta da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a possibilidade mais cotada no debate entre os clubes que defendiam a manutenção de 10 equipes na elite foi a de anular o rebaixamento do estadual deste ano. Porém, para isso, seria necessário um consenso entre todos os clubes da elite, o que, segundo Phelipe Cordeiro, não houve, uma vez que Botafogo-PB e Perilima foram contrários a decisão.

- A FPF propôs anular o rebaixamento deste ano, mas Botafogo-PB e Perilima não aceitaram. Nós defendemos o rebaixamento apenas de um (no próximo ano), alguns clubes defendem de dois, vamos esperar o arbitral do dia 8 (de dezembro) para que o Campinense forme uma proposta e leve para o arbitral dentro dessa possibilidade de oito equipes - revelou Phelipe Cordeiro, que admitiu também que o Rubro-Negro ainda precisa estudar a melhor fórmula de disputa para o estadual do ano que vem.

Além do acerto para que o Paraibano de 2021 seja disputado apenas por oito clubes, na reunião também ficou projetado que o estadual teria início no mês de fevereiro do próximo ano, mais precisamente no dia 10. Com isso, ficou em aberto a possibilidade citada pelo dirigente raposeiro de haver torcida nas arquibancadas. A expectativa, porém, é mínima, uma vez que ainda não há vacina no Brasil para a Covid-19 e o cenário atual de novos casos da doença ainda é alto. A visão da Raposa, no entanto, é otimista.

- Vimos recentemente a Prefeitura de Campina Grande liberando o público para o jogo do Treze na Série C. Isso não aconteceu porque a competição depende da CBF, mas para o Paraibano é outra história. A expectativa também é que no próximo ano a pandemia esteja mais controlada. Essa é a nossa esperança, pois não dá para fazer futebol sem torcida - projetou Phelipe Cordeiro.

 O Arbitral do Campeonato Paraibano de 2021 está previsto para acontecer até, no máximo, o dia 8 de dezembro, já que a intenção da FPF é de iniciar a competição no dia 10 de fevereiro do próximo ano e o Regulamento Geral das Competições da CBF exige um prazo de 60 dias da reunião até o estadual.

Estão garantidos na disputa do estadual do ano que vem: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal, Sousa e Treze. O Galo é o atual campeão do estado.

Matéria GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário