quarta-feira, 31 de março de 2021

Treze e Botafogo embarcam para Brasília apesar de liminar que veta jogos na cidade

Apesar das incertezas que rondam o Clássico Tradição entre Treze e Botafogo-PB — às 15h30 desta quinta-feira, em Brasília, pela sexta rodada da Copa do Nordeste —, Galo e Belo embarcaram no início da tarde desta quarta-feira para a capital federal, onde devem chegar por volta do início da noite de hoje. O clássico paraibano está sob risco por conta de uma liminar da Justiça, que proíbe eventos esportivos no Distrito Federal a partir de amanhã. Mesmo assim, os dois clubes foram orientados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a manter sua logística de viagem.

A partida entre os Alvinegros estava marcada para o último domingo, no Amigão, mas precisou ser adiada por conta de um decreto do Governo da Paraíba, que fechou os estádios para tentar conter o avanço da Covid-19 no estado. A CBF, então, remarcou o clássico para esta quinta-feira, no Bezerrão. Só que esse estádio foi cedido para receber um hospital de campanha, e o local do duelo foi novamente trocado, desta vez para o Boca do Jacaré, local onde, ao menos por enquanto, Treze e Botafogo-PB se enfrentarão.

Acontece que, na noite de terça-feira, a Justiça Federal concedeu uma liminar determinando que o governo do Distrito Federal retome as medidas restritivas no combate à Covid-19. Em meio a isso, está o veto a eventos esportivos na cidade, o que, óbvio, inviabilizaria a realização da partida.

A reportagem contatou, na manhã desta quarta-feira, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, que informou que, até aquele momento, a entidade máxima do futebol nacional não havia recebido nenhuma determinação judicial, logo, a partida estava mantida. Na conversa, Walter afirmou ainda que o governo do Distrito Federal apresentará recurso visando manter não só o confronto entre os paraibanos, mas o calendário esportivo agendado para as praças esportivas brasilienses nos próximos dias.

Assim, com o aval da CBF, Treze e Botafogo-PB embarcaram para Brasília. O Galo, através da sua assessoria de imprensa, informou que, como não recebeu qualquer notificação sobre mudanças na data ou no local do jogo, manteria o cronograma de viagem e, de fato, saiu do Presidente Vargas por volta de 12h30, de ônibus, rumo a Recife, de onde pegará um voo até a capital federal.

Já o Botafogo-PB se pronunciou através do seu presidente, Alexandre Cavalcanti, que disse ter sido orientado diretamente pela CBF a manter o itinerário. E, também por volta das 12h30, embarcou em voo de João Pessoa para Brasília, com escala em Salvador.

Treze e Botafogo-PB voltam a medir forças pela Copa do Nordeste após 19 anos. Até o momento, essa grande rivalidade da Paraíba aconteceu no Nordestão apenas em duas oportunidades, com uma vitória para cada lado. No Grupo A, o Galo da Borborema é atualmente o 7º colocado, com cinco pontos conquistados. No Grupo B, o Belo é, também, o 7º colocado, mas com quatro pontos. A vitória é de suma importância para as pretensões de ambas as equipes na competição.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário