terça-feira, 25 de maio de 2021

Warley se divide entre frustração e alívio em sua primeira investida como treinador de futebol

Warley foi um jogador vencedor dentro das quatro linhas — com passagens por Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Seleção Brasileira, entre outros, e títulos da Copa do Brasil, do Paulistão e do Gauchão, por exemplo —, mas não teve um início muito animador na carreira como técnico. Neste primeiro semestre de 2021, ele assumiu o desafio de comandar o Nacional de Patos, time do Sertão da Paraíba, mas acabou eliminado do Campeonato Paraibano, ficando na penúltima colocação, sendo quase rebaixado e sem conseguir uma vitória sequer.

Ao todo, foram sete jogos do Naça no estadual sob o comando de Warley, com quatro empates, três derrotas e apenas 19% de aproveitamento.

O ex-atacante comandou a equipe em toda a primeira fase do Campeonato Paraibano e somou a mesma pontuação do único time rebaixado na competição. Foi apenas no saldo de gols que Warley escapou de uma queda para a 2ª divisão logo na sua estreia como técnico. O Nacional de Patos somou apenas quatro pontos, assim com a rebaixada Perilima, mas teve saldo final de -3 gols, contra -6 do concorrente direto contra o descenso.

Dentro das quatro linhas, o Nacional de Patos fez uma boa pré-temporada, conseguindo três vitórias e dois empates. Tudo se encaminhava para que o entusiasmo desses bons resultados se refletisse em jogos oficiais, no Campeonato Paraibano, contando com a experiência de Warley no futebol nacional e internacional, por onde chegou a defender a Udinese, da Itália. Mas isso não aconteceu. A realidade foi totalmente avessa à expectativa criada nos jogadores, na comissão técnica e na torcida nacionalina.

Mas, quando o apito trilou para que o Nacional de Patos iniciasse a sua campanha em jogos oficiais sob o comando de Warley, o time não conseguiu obter bons resultados, não progrediu tecnicamente e viu, rodada a rodada, o risco de um rebaixamento ficar latente na tabela de classificação. Na rodada final, o Naça foi derrotado pelo Sousa, líder da primeira fase, e contou com a providência dos deuses do futebol em ter um melhor saldo de gols do que a Perilima, que caiu para a Segundona.

— Aconteceram várias trocas (de jogadores). Fizemos praticamente dois times na competição. Essa manutenção (na 1ª divisão) tem até que comemorar. Vamos trabalhar esse pessoal para o ano que vem. A diretoria não merecia esse time na 2ª divisão. Felizmente, o time conseguiu se manter — avaliou Warley.

As mudanças que Warley citou aconteceram após a quarta rodada do Campeonato Paraibano, depois que o time perdeu de virada para o Treze. Foram 13 atletas dispensados e pelo menos mais 11 jogadores contratados para disputar a reta final da primeira fase. Sem tempo suficiente para buscar um improvável entrosamento, a equipe até mostrou mais vontade nas partidas. No entanto, o clube alviverde encerrou mesmo a temporada sem vencer um jogo sequer.

CAMPANHA DO NACIONAL DE PATOS NO PARAIBANO 2021:

7 jogos
0 vitória
4 empates
3 derrotas
5 gols marcados (0,71 por jogo)
8 sofridos (1,14 por jogo)
19% de aproveitamento

O desempenho de Warley no estadual deste ano contrasta com o acúmulo de títulos do agora técnico no futebol paraibano desde 2011, onde foi finalista em todas as temporadas como jogador, por Treze, Campinense e Botafogo-PB (defendendo as cores botafoguenses, chegou às finais também como auxiliar técnico). Ao todo, o técnico acumula sete títulos paraibanos desde 2011, dois acessos à Série C do Brasileiro e um título brasileiro da Série D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário