terça-feira, 18 de maio de 2021

Os parabéns de hoje vai para o Vila Branca de Solânea que completa 97 de fundação.

Fundado em 18 de maio de 1924 com o nome de Vila Branca Sport Club, a agremiação que passou anos disputado apenas competições amadoras, finalmente fez uma equipe profissional e disputou o Campeonato Paraibano segunda divisão 1993 sendo campeão do Certame. 

O Guaxinim do Brejo como é mais conhecido participou de 7 (sete) edições da elite estadual, sendo seis consecutivas: 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2002. A sua estreia aconteceu em 1994 após se sagrar campeão da Segundona Paraibana de 1993. Em sua primeira participação, surpreendeu ao ficar em 1º lugar no quadrangular que rebaixaria o Treze e o Auto Esporte ao Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, em 1995.

Sua melhor classificação foi em 1997, quando ficou em 5º lugar no geral. Em 2000, o Vila Branca desistiu de participar do Campeonato. A equipe tentou retomar as atividades em 2001, porém débitos com a Federação Paraibana de Futebol (FPF) impediram a participação do Vila Branca, que disputaria ainda a edição de 2002, parando nas quartas de final. Então, o clube, que manda seus jogos no Estádio Tancredão, não voltou a disputar competições oficiais, dedicando-se a jogar campeonatos amadores na região do Brejo.

Durante esse período em atividade no futebol profissional, a equipe sofreu com o acúmulo de dívidas, que foi dificultando uma volta para as competições. A situação chegou a tal condição, que foi necessária uma mudança na razão social, para que se colocasse em prática esse novo projeto, comandado pelo presidente Diego Queiroz.

Algo semelhante com o que aconteceu com o Guarabira Esporte Clube que em seu lugar foi fundado a Associação Desportiva Guarabira por conta de dívidas com FPF, CBF e União, que impediam o seu retorno ao futebol profissional.

Então o Vila Branca mudou seu CNPJ, zerou as dívidas, mas segundo informações, herdou o nome, o escudo, a tradição e o patrimônio. O "novo" Vila Branca, que faz questão de não se desvencilhar de sua tradição, agora se chamando Clube Esportivo Vila Branca.

Martir  Esportes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário