quinta-feira, 2 de junho de 2022

Após dez dias de indefinição, CBF divulga tabela do Brasileiro Feminino A2

Na noite desta última quarta-feira, a CBF divulgou a tabela e o regulamento do Brasileiro Feminino Série A2, inicialmente previsto para começar em 21 de maio. A nova data de estreia é no dia 11 junho. O representante paraibano só estreia dia 12 quando o Botafogo enfrentará o Ceará, às 15h, no Almeidão. O demais componentes do grupo C são Fortaleza e UDA-AL.

Para o Brasileiro A2 de 2022, a CBF promoveu uma regionalização dos confrontos da primeira fase. Com isso, em vez do tradicional sorteio, os grupos foram formados seguindo critérios geográficos. Confira a divisão:

Grupo A: Aliança/Goiás, América-MG, Athletico e Minas Brasília

Grupo B: Bahia, Botafogo-RJ, Fluminense e Vasco da Gama

Grupo C: Botafogo-PB, Ceará, Fortaleza e UDA (AL)

Grupo D: Cefama (MA), Iranduba (AM), JC (AM) e Real Ariquemes (RO)

O novo critério fica evidente sobretudo no grupo B, composto por três equipes do Rio de Janeiro e o Bahia. No grupo C estão os times do nordeste e no D os times do norte do Brasil. No grupo A, ficaram participantes do centro-oeste, sul e sudeste.

Formato

Por conta da criação da série A3, houve a diminuição do números de competidores na A2, passando de 36 para 16. Na primeira fase, estes times foram distribuídos em quatro grupos e se enfrentarão em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam para a segunda etapa. Nela, os classificados disputam em sistema eliminatório com ida e volta no seguinte formato: 1ºA x 2ºB; 2ºA x 1ºB; 1ºC x 2ºD; e 1ºD x 2ºC. Dessa forma, caso passe de fase, as Belas do Belo enfrentará times do grupo D.

Os classificados para a semifinal já garantem o acesso para a série A1. Os vencedores dos confrontos “1ºA x 2ºB e 2ºA x 1ºB” se enfrentam, assim como os de “1ºC x 2ºD e 1ºD x 2ºC”, em ida e volta, sendo possível o reencontro com times que iniciaram a competição no mesmo grupo. Quem vencer, disputará o título.

Datas e transmissão:

A primeira fase será realizada entre 11 de junho e 23 de julho. A segunda, nos dias 6 e 13 de agosto. A semifinal está prevista para os dias 20 e 27 de agosto e a final para 10 e 17 de novembro. Caso o Botafogo chegue até a fase final, possivelmente dividirá atenções com as fases iniciais do Campeonato Paraibano. A transmissão será pela Eleven Sports, plataforma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário