quinta-feira, 22 de setembro de 2022

CBF rejeita pedido de federações, empurra preliminar da Copa do NE para janeiro e diminui times

A CBF não atendeu às Federações do Nordeste e decidiu realizar a fase preliminar da Copa do Nordeste apenas em janeiro. A confirmação foi feita com a divulgação, nesta quarta-feira, 21, do calendário do futebol brasileiro para a temporada 2023.

Em ofício, a CBF informou que até o dia 17 de outubro vai divulgar um calendário específico com o encaixe das competições regionais, que são a Copa do Nordeste e a Copa Verde, e já informou que a fase preliminar do Nordestão será realizada nos dias 5 e 8 de janeiro.

As federações do Nordeste queriam que esta etapa da competição regional fosse realizada ainda em 2022, como aconteceu no ano passado (preliminar do torneio de 2022 aconteceu em 2021) e até sugeriram fazer jogos apenas de ida para diminuir as datas, mas a CBF não acatou.

Menos clubes
Com apenas duas datas disponibilizadas para o “Pré-Nordestão”, a CBF também sinaliza que vai diminuir o número de clubes participantes desta etapa do torneio. Antes disputada por 24 equipes, a fase preliminar deve passar a ser jogada apenas por oito times, em ida e volta, para definir os quatro que vão para a fase de grupos.

Mais uma vez, as federações do Nordeste tentam intervir e já solicitaram à CBF que o corte de clubes caia apenas para 16 clubes, utilizando as duas datas como jogos apenas de ida. A resposta será dada com a divulgação do calendário específico, em outubro.

Se o critério for mantido (vagas via estaduais e via ranking da CBF), o representante do futebol paraibano na preliminar do Nordestão será o Botafogo. Outro que talvez poderá entrar e o Treze deste que o critério deixe 16 clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário