Vem aí mais uma competição oficial da CBF. Ou pelo menos, essa é a ideia. Seguindo a tendência de valorizar as categorias de base, a Copa do Brasil Sub-15 deve ser a próxima a sair do papel. As federações já foram comunicadas e estão acelerando os estaduais para a indicação de um time para a disputa nacional já na próxima temporada.
A tendência é que o formato siga o mesmo das versões Sub-17 e Sub-20 da Copa do Brasil. Ou seja, com 32 equipes - 27 campeões estaduais e os cinco vices das federações melhores colocadas no ranking da CBF - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
O assunto foi debatido nas últimas reuniões entre presidentes de federações na CBF. Na última delas, que discutiu a Copa do Nordeste 2023, o assunto voltou a entrar em pauta. Para alguns dirigentes, a criação da Copa do Brasil Sub-15 já está decidido.
Alguns estaduais já concluíram a edição de 2022, e já teriam clubes para indicar à CBF:
Paraíba: VF4
São Paulo: Palmeiras e São Paulo
Rio de Janeiro: Fluminense e Flamengo
Minas Gerais: Atlético-MG e Cruzeiro
Rio Grande do Sul: Internacional e Juventude
Paraná: Athletico-PR e Coritiba
Bahia: Bahia
Espírito Santo: Doze FC
Santa Catarina: Avaí
Goiás: Goiás
Outros estaduais estão na reta final. Em Pernambuco, Retrô e Náutico já disputaram a primeira partida da decisão, com vitória da Fênix por 2 a 1. Em Sergipe, o campeonato está na fase semifinal, com Real Sergipe, Falcon, Carmópolis e Confiança na briga pelo título. Em Mato Grosso, a disputa também está na semifinal e reúne Mixto, Cuiabá, Sorriso e Cacerense.