terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Botafogo apoia decisão da CBF em punir clubes por racismo em competições nacionais

Foto: Lucas Barros / BM Press
Durante o Conselho Técnico realizado na tarde desta terça-feira, no Rio de Janeiro, a CBF decidiu instituir punições aos clubes por racismo em campeonatos nacionais. A decisão, que será publicada no regulamento geral de competições de 2023 ainda nesta terça, teve o apoio do Botafogo-PB, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e também a Copa do Brasil. De acordo com o presidente do Alvinegro da Estrela Vermelha, Alexandre Cavalcanti, se a educação não for somente suficiente para mudar o cenário, que punições mais severas sejam postas em prática.

—  Eu sou a favor de qualquer medida, mesmo que enérgica contra os clubes, para que a gente combata o racismo  — Diz Alexandre Cavalcanti.

De acordo com a resolução anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficou decidido que no primeiro caso de racismo o clube será punido com multa — valor ainda será divulgado pela entidade. Em uma nova ocorrência, a agremiação perderá o mando de campo ou jogará com portões fechados. Já na terceira ocasião, a punição mais severa: perda de pontos na competição em disputa. Para Alexandre, mandatário do Botafogo-PB, a solução para acabar com esses casos tinha que partir finalmente para um caminho mais rigoroso.

— Passou da hora de a gente acabar com essa saga que o futebol tem vivido. Sempre defendi que a educação é o melhor caminho para a gente mudar isso. Mas quando a educação por si só não dá resultado, as punições devem ser necessárias para mudar esse cenário — conclui.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário