O Treze segue com suas atividades do time profissional paradas, pois em 2023 teve apenas o Campeonato Paraibano para disputar. Com o êxito no estadual, afinal conquistou o título, em 2024 vem um ciclo cheio, com quatro competições. Em entrevista coletiva no Presidente Vargas, o gerente de futebol Joba afirmou que a montagem do elenco começou a ser debatida efetivamente neste mês de agosto e, sem revelar nomes, disse que atletas que foram campeões com o Alvinegro só voltarão se passarem por toda uma avaliação de desempenho mais atual.
Faltam cinco meses para o início da temporada 2024 e o Treze está na expectativa pelo ano com calendário cheio. O técnico Willian De Mattia e toda sua comissão devem se apresentar no Presidente Vargas no dia 21 de novembro, 10 dias antes do início da pré-temporada, que está marcada para dia 1º de dezembro. A montagem do elenco foi iniciada, porém com um trabalho ainda feito de forma sutil, segundo Joba.
— Nesse mês de agosto nós começamos a dar ênfase na montagem do elenco. Nesse momento ainda é um trabalho mais de bastidores, até porque a grande maioria dos atletas que nos interessam ainda estão em atividade. Então, por uma questão de ética e estratégia, a gente não pode assediar de uma maneira mais objetiva esses atletas. Na medida que as competições vão acabando, aí a gente já começa realmente a fazer proposta, e o atleta fica mais à vontade para responder — disse Joba.
Sem citar nomes, Joba falou na possibilidade de retorno de atletas que foram campeões pelo Galo em 2023. Segundo ele, devido ao grande intervalo de tempo entre o fim do Campeonato Paraibano deste ano, e o início da pré-temporada visando 2024, é preciso analisar como cada peça está nesse meio tempo, não levando em consideração apenas o que foi feito, mas sim o que estão fazendo. Ele também revelou que seguirão tentando algumas peças que foram preteridas em 2023 e que o clube não conseguiu contratar.
— A gente decidiu, que, em tese, todo jogador que foi campeão este ano está apto a ter o seu contrato renovado, pela qualidade e pelo comprometimento que mostrou, mas a gente precisa ter um retrato do momento, de como aquele atleta está se comportando. Nós estamos analisando o desempenho deles hoje, estamos analisando também nomes que tentamos esse ano e não conseguimos, e novos nomes que todos da diretoria estão trazendo — finalizou o diretor.
Na temporada 2024 o Galo tem calendário cheio, com Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro da Série D e Campeonato Paraibano.