quarta-feira, 7 de outubro de 2015

BOTAFOGO-PB DEFENDE CAMPEONATO PARAIBANO COM GRUPOS REGIONALIZADOS

A discurso é o mesmo deste ano. Só que agora, o Botafogo-PB parece disposto a comprar a briga e não ter que jogar o Campeonato Paraibano e a Série C de 2016 simultaneamente. Para isso, já iniciou a pressão sobre a FPF para que seja cumprido o calendário da CBF, com o término dos estaduais previsto para o dia 8 de maio.


- Vamos começar no dia 31 de janeiro e acabar no dia 8 de maio. É assim que determina o calendário da CBF. Não vamos mais aceitar o que foi feito este ano, quando tivemos que disputar o Paraibano e a Série C simultaneamente. A Federação terá que ajustar o calendário - avisou o vice-presidente Breno Morais, lembrando que o regulamento deve ser mudado, já que no ano passado foram exigidas 24 datas para a competição estadual.

 Único time paraibano com calendário para o segundo semestre do ano que vem, o Botafogo-PB sabe que não será fácil esse ajuste. A CBF determinou apenas 13 datas para os estaduais do Nordeste, o que deixa poucas opções para um regulamento. No entanto, o Belo já trabalha com uma fórmula - e que promete ser polêmica.

- Defendemos um campeonato enxuto, com dois grupos de cinco. Três times de cada chave se classificariam para um mata-mata. Daí, os vencedores avançam e uma quarta equipe seria classificada por índice técnico. Aí teríamos semifinais e finais - explicou Breno.

O problema é na divisão das equipes. O Botafogo-PB sugere um grupo reunindo times da Grande João Pessoa (Botafogo-PB, Auto Esporte, CSP e Santa Cruz) e outro com os do Sertão (Esporte de Patos, Sousa, Atlético e Paraíba de Cajazeiras). Já os times de Campina Grande seriam divididos, indo Treze para uma chave, e o Campinense para outra.

- É claro que o time de Campina que caísse no Grupo do Sertão teria uma compensação financeira para as viagens. Isso pode ser discutido. No fim, teríamos um campeonato empolgante, com seis times disputando jogos eliminatórios a partir da segunda fase. E os quatro que forem eliminados poderiam disputar um torneio para se definir os rebaixados - continuou Breno.

Sobre uma suposto desequilíbrio de forças nos dois grupos, o botafoguense discorda e avisa que, mesmo que isso acontecesse, haveria desvantagem para os times do Litoral no mata-mata da segunda fase.

- Para quem acha que o grupo do Sertão é mais forte, então no cruzamento eles teriam vantagem, já que pegariam times mais fracos. Sinceramente, não vejo assim.
Botafogo-PB sugere o Paraibano com dois grupos: o Litoral e o Sertão, com Treze e Campinense ficando em chaves diferentes. Três clubes de cada grupo passariam para a segunda fase.

 O dirigente botafoguense defende a fórmula argumentando que todos os clubes só teriam que pagar quatro folhas, diminuindo os custos. Se a competição começar em janeiro, com pré-temporada em dezembro, seria uma folha a mais.

- Temos que ver medidas para economizar. Uma folha a menos faz toda diferença. O Botafogo-PB vai defender essa fórmula na reunião do Arbitral e espero que seja aprovada.

A reunião deve acontecer até o fim do mês. O presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, ainda negocia com a CBF para aumentar o número de datas do Paraibano 2016 para 16 ou 18 datas.

Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário