sexta-feira, 20 de julho de 2018

Exposição marcou o início da programação dos 70 anos do Atlético de Cajazeiras

Na manhã desta sexta-feira teve início uma grande exposição de peças históricas que contam a trajetória do Atlético Cajazeirense de Desportos na comemoração dos seus 70 anos de muitas gloria. Criador da exposição, o professor Reudesman Lopes, é dono de uma das maiores coleções de objetos relacionados a um clube de futebol em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, nem o próprio Atlético possui tamanho acervo.

Entre as peças estão fotos, documentos, camisas e troféus desde a fundação até os tempos atuais. Após a exposição, professor Reudesman vai doar tudo para o museu do futebol de Cajazeiras, que será administrado pela Prefeitura.


A exposição teve início as 10h da manhã no casarão de Secretaria de Cultura, próximo ao Leblon. Reudesman também pretende fazer dela um evento itinerante, levando para escolas, praças etc.
Dentro da programação de aniversário do Atlético também está previsto o lançamento de um livro-álbum com 160 páginas contando a história do clube através de fotos e textos.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Cajazeiras, Ubiratan de Assis, a homenagem ao Atlético se justifica por tudo que o clube construiu ao longo de sua história, elevando o nome do futebol de Cajazeiras a outras regiões do estado e do país. Reudesman Lopes faz um apelo aos torcedores; “Desde já convido a toda nação do mais querido do Sertão para prestigiar a solenidade”.

O No dia 3 de julho de 1948, um grupo de desportistas reuniu-se as margens da BR-230, sob o comando do senhor Higino Pires Ferreira, com o objetivo de definirem a criação de um clube de futebol. Na pauta, a proposta de fusão entre a equipe do Botafogo F.C, do Sr. Emi Maciel, e o clube Oratório Festivo Salesiano, um dos principais clubes sociais da região na época. Após alguns entendimentos, definiram para a data de 21 de julhodaquele mesmo ano a fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos, que foi campeão estadual em 2002.


Martir Esportes

Fotos: Francielly Andrade (conhecida também por (Cielly Rolim)