terça-feira, 11 de setembro de 2018

Em homenagem aos 93 anos, CBF põe Treze com a "maior torcida da Paraíba"

Ao homenagear o Treze pelo aniversário de 93 anos, a CBF fez menção a uma das maiores polêmicas do futebol paraibano. Isso porque, em matéria publicada em seu site oficial, e entidade coloca o Galo como o clube de maior torcida no estado. Esse mesmo mote é costumeiramente usado pelos outros grandes, Botafogo e Campinense, aproveitando-se do fato de haver poucas pesquisas nesse sentido feitas por grandes institutos.

Na reportagem, publicada na sexta-feira, 7 de setembro, dia do aniversário do Treze, a CBF ressalta o ano do clube, culminando com o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, não faz referência ao Torneio Paralelo de 1986, equivalente à Série B da época, que o Galo busca reconhecimento na própria entidade ao lado de Central, Inter de Limeira e Criciúma. Normalmente, em efemérides, a CBF cita títulos nacionais nas reportagens dos clubes aniversariantes.

A referência feita pelo site da CBF é logo abaixo do título, citando o seguinte: "Dono da maior torcida da Paraíba e uma das maiores do Nordeste, o Treze também comemora neste aniversário o recente acesso para a Série C no Brasileiro de 2019"

Boa parte das pesquisas sobre torcidas na Paraíba mostra apenas um recorte nacional, com os três clubes paraibanos dentro da margem de erro. Em maio deste ano, o Ibope Repucom realizou a última pesquisa, publicada pela Revista Época, como parte do estudo DNA Torcedor. Nela, o Botafogo aparece como o oitavo clube mais popular do Nordeste, com 186 mil torcedores.

Aniversário do Auto Esporte

Bem mais econômica, a CBF também não deixou passar em branco o aniversário de 82 anos do Auto Esporte, comemorado no mesmo 7 de setembro. A reportagem cita a história do clube e faz referências às conquistas estaduais, colocados o Alvirrubro como a quarto maior campeão do futebol paraibano.

GE