sábado, 8 de setembro de 2018

Treze completou 93 anos, sonhando com futuro promissor

Se orgulhando do passado e sonhando com um futuro ainda mais vitorioso, o Treze chegou aos 93 anos de história nesta sexta-feira (7). Motivado pelo acesso a Série C, que garantiu um grande calendário em 2019, o Galo fala em “mudança”, antecipa o planejamento e repete agora o que Antônio Fernandes Bióca e outras 12 pessoas fizeram em 1925: sonhar com uma Série B e no futuro uma Série A tornando-se um dos maiores do Brasil.

Nessa trajetória quase centenária, o Alvinegro de João Paulo, Adelino e tantos outros craques coleciona vitórias, títulos e preenche de paixão a mente de milhares de torcedores paraibanos. No Estádio Presidente Vargas, sobrevive a chama do futebol tradicional e nordestino, que há tantos anos alegra os domingos no bairro São José, em Campina Grande.

Há 93 anos nascia no Centro de Campina Grande o Treze Futebol Clube, o Galo da Borborema de tantas glórias e tradição. Time que hoje tem uma verdadeira legião de fãs que cresce mais a cada dia.

Naquele dia 7 de setembro de 1925, feriado da independência,  Antônio  Fernandes Bióca, Alberto Santos, Amélio Leite, José Casado de Oliveira (Casado), José de Castro, José Eloy Júnior, José Rodolfo, José Sodré, Luiz Gomes, Olívio Barreto, Osmindo Lima, Plácido Véras (Guiné), e Zacarias Ribeiro (Cotó) foram os 13 amigos que reuniram para fundar um time de futebol, em Campina Grande. Mais tarde, o clube se mudou para o bairro do São José.

O nome Treze Futebol Clube foi sugerido por José Casado de Oliveira (Casado), já que ali estavam reunidos 13 amigos. Naquele dia a intenção era reunir 14 amigos, mas um deles faltou ao encontro. Já o mascote Galo foi escolhido devido o animal corresponder ao número 13 no jogo do bicho.

Nestes 93 anos o Galo da Borborema alcançou grandes feitos, como 48 taças e seus 46 títulos. Em 2005 o Treze Futebol Clube se destacou com uma invejável campanha na Copa do Brasil, quando chegou ao quinto lugar da competição nacional. No Campeonato Paraibano, o Galo da Borborema possui 15 títulos.

Martir  Esportes