quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Governo promete aumentar rigor com o Gol de Placa e ameaça suspender pagamento a clubes

As supostas irregularidades no programa Gol de Placa fizeram com que o Governo do Estado decidisse aumentar o rigor na fiscalização junto aos clubes. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), Zé Marco, admitiu que foi pego de surpresa com a reportagem da Folha, em que expõe a fragilidade do programa de incentivo ao futebol paraibano.

A matéria encontrou três torcedores cadastrados no borderô da partida Nacional de Patos x CSP, pela primeira rodada do estadual, que são de cidades de Santa Catarina e jamais pisaram na Paraíba.

- Vi a reportagem e sinceramente fui pego de surpresa. Quero acreditar que isso não aconteceu. Mas vamos tomar providências para ter um controle maior. Ainda não pagamos nada referente à 2019 e vou encaminhar ofício para todos os clubes pedindo a lista de CPFs cadastrados nas duas primeiras rodadas do Campeonato Paraibano - disse Zé Marco.

De acordo com o secretário, o Governo vem aperfeiçoando o programa e criando filtros para combater qualquer irregularidade. Ele lembra que a partir deste ano o CPF dos torcedores precisam constar na nota fiscal. A medida, segundo Zé Marco, já inibe o risco de fraude. Agora, após a denúncia, outras medidas serão colocadas em prática.

- Estamos estudando uma forma junto à Codata para que a troca da nota por ingresso gere um QR-Code, que será posteriormente enviado para a secretaria da Receita. Só depois dessa conferência é que os clubes terão o repasse da verba - explicou.

Ainda de acordo com Zé Marco, a secretaria adota um controle rígido para pagamento. Ele lembra que os clubes informam os ingressos trocados no programa Gol de Placa através de um sistema específico, onde cada clube cadastra os ingressos trocados. Posteriormente, esse número é comparado com o borderô do jogo.

- Cada clube tem uma senha específica para esse fim. Depois, cruzamos os dados com os borderôs emitidos pela federação ou pela CBF, dependendo do campeonato. Qualquer diferença já impede o pagamento do Gol de Placa. Mas agora vamos ampliar ainda mais esse rigor para evitar fraudes.

O secretário finalizou dizendo que vai analisar os cerca de 10 mil ingressos trocados até aqui nas duas primeiras rodadas e, caso seja constatado alguma irregularidade, o clube será chamado para dar explicações. A suspensão do pagamento é outra medida que pode ser aplicada.

- Reconhecemos toda a importância do Gol de Placa para o futebol paraibano, mas é preciso também que os clubes façam tudo dentro da normalidade. Qualquer suspeita vamos encaminhar diretamente à Procuradoria Geral do Estado. Vamos ter um trabalho grande para comparar todos os CPFs dessas duas primeiras rodadas, mas vamos fazer - prometeu Zé Marco

Por Expedito Madruga / GE