domingo, 24 de março de 2019

SUB-17: Brasil cede empate ao Uruguai e perde a chance de se isolar na dianteira do grupo B

Pior para o Brasil, melhor para o Uruguai. O empate em 1 a 1 na noite deste domingo em Lima teve gosto amargo para a seleção brasileira sub-17, que foi melhor, saiu na frente, mas acabou castigada nos minutos finais. Gabriel Verón abriu o placar para a equipe de Guilherme Dalla Déa, mas Pedro Milans deixou tudo igual, e agora brasileiros e uruguaios dividem a liderança do Grupo B do Sul-Americano Sub-17.

Classificação:
Com duas rodadas disputadas, Brasil e Uruguai somam quatro pontos, mas a Celeste leva a melhor no critério de desempate (tem saldo de três contra um da Seleção). A Argentina vem atrás com três, enquanto Paraguai e Colômbia, ambos com um jogo a menos que os demais, estão zerados. O time brasileiro folga na próxima rodada, terça, e volta a campo na quinta para encarar os Cafeteros.

Primeiro tempo:
Com mais posse de bola, o Brasil começou melhor, mas foi a partir da segunda metade da primeira etapa que o jogo esquentou. O Uruguai, que só defendia até então, também passou a oferecer perigo e, inclusive, teve a melhor do primeiro tempo antes da saída para o intervalo. Juan Manuel cruzou, e Maximiliano, completamente sozinho no meio da zaga brasileira, errou o alvo por muito pouco.

Segundo tempo:
O Brasil voltou melhor do intervalo e deixou o Uruguai ainda mais acuado. O gol era questão de tempo e saiu dos pés de Gabriel Veron, aos 21. O atacante do Palmeiras recebeu grande bola de Juan, deixou a zaga para trás e abriu o placar. A vantagem fez com que a Seleção recuasse (apesar de Reinier ter perdido grande chance cara a cara aos 35) e o castigo veio aos 39. Pedro Milans avançou em diagonal pela área brasileira, ganhou a dividida e chutou para empatar.

Regulamento:
O Sul-Americano é disputado em duas etapas: a de classificação e a final. Nesta primeira fase, os três primeiros colocados de cada grupo se classificam para a próxima fase. O hexagonal final reunirá os seis classificados em um mesmo grupo, sendo que os quatro primeiros colocados da competição estarão classificados para o Mundial da categoria, no Brasil.