quarta-feira, 24 de abril de 2019

Auto Esporte desiste de ação contra FPF, Campinense e Botafogo na Justiça Comum

O Auto Esporte desistiu oficialmente da ação que movia na Justiça Comum, contra a Federação Paraibana de Futebol (FPF), contra o Botafogo-PB e contra o Campinense. A diretoria alvirrubra alegava que o suposto envolvimento desses dois clubes nos esquemas de corrupção no futebol local, investigados pela Operação Cartola, é motivo suficiente para que ambos fossem excluídos da elite do campeonato estadual. No entanto, a nova postura do Macaco Autino é a de desistir dessa ação e focar no seu recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para recuperar o direito de disputar a 2ª divisão do estadual deste ano.

A intenção do Macaco Autino - que entrou nessa empreitada junto com a Desportiva Guarabira - era a de conseguir que Botafogo-PB e Campinense fossem excluídos da elite do futebol paraibano, sob a alegação de que as duas agremiações estão envolvidas nos esquemas de manipulação de resultados investigados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público desde 2017 e tornados públicos através da Operação Cartola em 2018. Com isso, Auto e Desportiva, que foram rebaixados no ano passado, pleiteavam retomar suas vagas na elite do Campeonato Paraibano em substituição a Belo e Raposa.

Acontece que a investida do Auto Esporte no campo jurídico acabou ganhando efeito reverso contra o próprio clube. O STJD entendeu que o Macaco Autino errou ao acionar a Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias desportivas e, por isso, proibiu o Alvirrubro de disputar a 2ª divisão deste ano e, assim, tentar recuperar no campo a vaga na elite do futebol paraibano.

Ainda na nota oficial emitida nessa terça-feira e divulgada nesta quarta-feira, o Auto Esporte garante que, apesar de ter decidido retirar a ação na Justiça Comum, vai seguir na tentativa de reverter essa proibição de disputar a 2ª divisão, prevista para o segundo semestre deste ano. O presidente Helamã do Nascimento finaliza a nota dizendo que "a diretoria do Auto Esporte Clube continua empenhada em reverter injustiças que vêm sucessivamente sendo cometidas em face do clube nos últimos anos".

GE