quinta-feira, 20 de junho de 2019

Projeto de lei que libera bebidas alcoólicas nos estádios da Paraíba será analisado na Assembleia

Está em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto de lei que visa liberar e regulamentar o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol da Paraíba. A matéria foi formulada pelo deputado estadual Edmilson Soares (Podemos) e aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ainda não há data definida para a análise.

O consumo de bebidas alcoólicas em estádios é um tema bastante controverso em todo país. Apesar de apoio popular, a liberação não é regra. Tanto que vários estados estão começando deliberar sobre o tema nos últimos meses. No Ceará, por exemplo, o governador Camilo Santana (PT) sancionou no mês passado uma lei autorizando o comércio nas praças esportivas.

Os projetos ao redor do país argumentam de maneira semelhante em favor da liberação. É que o Estatuto do Torcedor (ET), lei federal que rege sobre os eventos desportivos profissionais no país, não é específico no que se refere ao tema. Em um dos artigos, o ET versa apenas que é proibido nos estádios “portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”. Não fala especificamente, por exemplo, sobre bebidas alcoólicas.

No projeto do deputado Edmilson Soares, além dessa justificativa, há ainda uma referência à Lei Geral da Copa, legislação da Fifa que reunia dispositivos que regiam a Copa do Mundo, sediada no Brasil em 2014. No evento, bebidas alcoólicas foram liberadas, mesmo sem legislações locais que autorizavam o comércio.

Segundo o deputado, não há motivo para não serem vendidas bebidas alcoólicas nos estádios paraibano.

- O projeto do encaminhado e deve ser votado nos próximos dias na CCJ. Uma debate que a gente deve ter é sobre a porcentagem máxima da bebida alcoólica que pode ser liberada nos estádios - disse o parlamentar, que é torcedor do Botafogo-PB e acompanha bastante os jogos do clube no Almeidão.

No texto inicial da matéria, a proposta é que as bebidas autorizadas a serem comercializadas tenham um teor alcoólico máximo de 15%. Após análise na CCJ, a proposta vai ser votada em plenário. Ainda não há data para a votação.

GE