segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Com Perilima já confirmada, FPF tenta segunda vaga na Copinha para o Confiança

O Campeonato Paraibano Sub-19 chegou ao fim, e a Perilima terminou como campeã. Com a conquista inédita, a equipe entrou para a história e também garantiu uma vaga na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem. Mas, como de costume, a Federação Paraibana de Futebol está pleiteando junto à Paulista mais um espaço para outro clube da Paraíba, que é o Confiança de Sapé, o vice do estadual da categoria. De acordo com Otamar Almeida, diretor executivo da FPF, a solicitação já foi encaminhada e só resta aguardar a resposta vinda da capital paulista.

É tradição do futebol paraibano, após o encerramento do estadual sub-19, que a FPF entre em contato com a Federação Paulista para buscar mais uma vaga na disputa da Copinha do ano seguinte. Nesta temporada, por exemplo, o CSP, campeão estadual da categoria no ano passado, foi para São Paulo, como também a Queimadense, que ficou na segunda colocação. Isso tem sido habitual desde gestões anteriores na Federação Paraibana.

Para 2020, a Perilima, que conquistou no último sábado o estadual sub-19 ao vencer o Confiança-PB nas penalidades, por 7 a 6, após empate no somatórios dos resultados dos dois jogos, já tem um lugar garantido, enquanto o Bicho-Papão segue em compasso de espera.

Em meio a especulações, internamente, a Federação Paraibana chegou a cogitar buscar uma terceira ou até uma quarta vaga para o estado na Copinha. No entanto, a situação parece não ter avançado e tudo indica que a Paraíba vai contar com dois clubes na principal competição de base do futebol brasileiro, que acontece durante todo o mês de janeiro.

GE