quarta-feira, 4 de setembro de 2019

São Paulo Crystal pede à FPF punicão ao Miramar e vitória na partida do cai, cai

O São Paulo Crystal enviou um ofício para a Federação Paraibano de Futebol (FPF) na tarde dessa terça-feira em que pede que a FPF altere oficialmente a tabela da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. O clube de Cruz do Espírito Santo quer que a entidade defina a equipe tricolor como vencedora do jogo entre São Paulo Crystal e Miramar, válida pela primeira rodada do estadual, em que a partida, em campo, terminou 1 a 1.

O duelo, que foi disputado no dia 25 de agosto, foi finalizado pouco depois do início do segundo tempo, quando o Tubarão ficou com menos de sete atletas em campo, o que impede que qualquer partida profissional prossiga. Com isso, o árbitro da partida, Douglas Magno, finalizou o jogo, obedecendo o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF.

Dois dias depois, o São Paulo Crystal entrou com uma notícia de infração no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), alegando que o clube de Cabedelo deu causa ao fim do jogo por conta da insuficiência de atletas e que, por isso, deve ser punido, perdendo a partida.

No ofício endereçado à FPF, o clube argumenta da mesma maneira e requer que a entidade modifique automaticamente o resultado do jogo. O clube entende que o placar já deve ser alterado e que, só deve voltar ao placar original, caso haja uma decisão no TJDF-PB neste sentido.

De acordo com o parágrafo 3º do artigo 56 do RGC de 2019, a equipe que “ficar reduzida a menos de 7 (sete) atletas, dando causa a essa situação, tal equipe perderá os pontos em disputa”. Ainda conforme o RGC, o time que deu causa perde a partida pelo placar de 3 a 0.

Na própria competição aconteceu um caso semelhante. O Spartax foi para o duelo contra a Desportiva Guarabira, pela segunda rodada do torneio, com um número insuficiente de atletas. O jogo sequer começou, o fato foi relatado na súmula, e a FPF, dias depois, definiu que o Espantalho venceu o jogo por 3 a 0 atribuindo vitória ao time de Guarabira por W.O.