sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Presidente e técnico do Atlético-PB vê com bons olhos o novo formato da Série D

As alterações no formato de disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nessa quinta-feira, foram bem recebidas pelo Atlético de Cajazeiras, que é um dos dois representante da Paraíba na competição nacional. A partir de 2020, a 4ª divisão nacional será dois meses mais longa, com mais jogos na fase de grupos e contará com uma etapa preliminar. Estreantes na competição, o presidente do Trovão Azul, Allysson Lira, e o técnico Ederson Araújo adotaram um discurso otimista e destacaram os pontos positivos das mudanças.

A CBF, na verdade, divulgou o calendário das competições da temporada 2020. E, em meio a isso, estão postas as mudanças na Série D já a partir do ano que vem. A 4ª divisão nacional terá uma fase preliminar, que será disputada por oito equipes, nas quais apenas quatro entram efetivamente na disputa. Em sequência, a fase de grupos será disputada por 64 times, divididos em oito chaves, com oito equipes cada, no sistema de todos contra todos, em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados de cada grupo passam

Entre os fatores considerados positivos, o mais destacado pelos atleticanos foi o fato de cada times realizar sete jogos em casa na fase de grupos. O presidente do Trovão Azul, Allysson Lira, garante que o fator financeiro não será problema e aposta que a renda da bilheteria somada à ajuda de custos da Federação vai equilibrar o caixa do clube.

- Saldo positivo porque vamos ter mais jogos em casa, o que vai ajudar bastante, pois nossa torcida comparece nos jogos - disse Allysson Lira.

Do lado da comissão técnica, a ampliação na quantidade de partidas também foi bem recebida. O treinador Ederson Araújo acredita que, com mais tempo, será mais fácil contornar uma possível má atuação da equipe.

- Eu acredito que vai ser benéfico, terá mais jogos, uma chance de errar maior. Foi um fator positivo, vai ajudar bastante. Jogar sete jogos em casa é um fator muito positivo - opinou Ederson Araújo.

Mesmo prestes a disputar a pela primeira vez a Série D do Brasileiro, o Atlético-PB pensa alto. O presidente do clube cajazeirense, Allysson Farias, garante que o objetivo segue inalterado e o time brigará pela classificação à Serie C do Brasileiro.

- Nossa intenção é fazer um bom Paraibano primeiro para depois chegar à Série D. Nós formamos o elenco para chegar. Não pensamos apenas em passar para a primeira fase, mas chegar à Série C - finalizou Allysson.

ENTENDA AS MUDANÇAS NA SÉRIE D
O QUE MUDA NA PRÁTICA?

Com a alteração de 16 para 26 datas, a Série D em 2020 amplia a quantidade mínima de jogos de um clube. De 2016 até 2019, um time jogava apenas seis datas na fase de grupos, menos de dois meses. Agora, esse número será de 14, com a fase de grupos com oito clubes.

COMO FOI A SÉRIE D EM 2019?

  • 1ª fase: 04 de maio a 09 de junho
  • 2ª fase: 17 de junho e 23 de junho
  • 3ª fase (oitavas de final): 30 de junho e 7 de julho
  • 4ª fase (quartas de final): 14 de julho e 21 de julho
  • 5ª fase (semifinais): 28 de julho e 04 de agosto
  • 6ª fase (final): 11 de agosto e 18 de agosto


SÉRIE D 2020

  • 1ª Pré-Serie D: 8 equipes
  • 2ª Fase de grupos: oito chaves com oito times
  • 3ª fase: início do mata-mata com os 32 classificado
  • 4ª Oitavas de final
  • 5ª Quartas de final
  • 6ª Semifinais
  • 7ª Final

GE