quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Polêmica em gol anulado agita final da Segundinha do Paraibano 2019

Com os dois times aparentemente tranquilos e garantidos na elite do futebol estadual em 2020, Sport Lagoa Seca e São Paulo Crystal ficaram no empate em 2 a 2, ontem, no Amigão, pelo jogo de ida da Segundinha do Paraibano 2019. A partida foi marcada por um erro grave do árbitro Tiago Ramos, que mediou a peleja.

O lance aconteceu aos oito minutos do segundo tempo, quando os visitantes venciam por 2 a 0. O Tricolor de Cruz do Espírito Santo teve uma penalidade assinalada em seu favor e poderia ampliar ainda mais o placar.

O atacante Biro Biro foi para a cobrança e converteu. No entanto, um companheiro seu invadiu a área antes da cobrança. O juiz constatou a infração, mas, em vez de determinar a repetição da cobrança, como manda a regra, assinalou um tiro livre indireto para o Sport Lagoa Seca, anulando o gol dos visitantes.

Considerada bizarra, a situação mudou os rumos da peleja, já que o time mandante conseguiu igualar o confronto, que terminou 2 a 2.

A Regra 14, que explica como o árbitro deve proceder nessa situação, não é tão complexa nem de interpretação.

Segundo o texto, em casos como esse, a arbitragem deve mandar repetir a cobrança. Para ficar mais claro, apenas se o pênalti for desperdiçado, nesse tipo de lance, é que o árbitro deve marcar um tiro livre indireto.

Em entrevista, o árbitro Tiago Ramos de Oliveira, uma das promessas dos quadros da FPF, admitiu o equívoco, confessou que o excesso de confiança acabou atrapalhando o seu desempenho no jogo e disse que a falha tirou o seu sono.

Com o resultado, Sport Lagoa Seca e São Paulo Crystal deixam a disputa em aberto na decisão da segunda divisão do Campeonato Paraibano.

No próximo sábado (12), às 15h, no Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, as duas equipes voltam a se enfrentar para decidir o título da competição. Como não existe a vantagem do gol fora de casa, cada time joga pela vitória. Se o empate persistir, a disputa vai para os pênaltis.

Foto: Raniery Soares (Ascom / FPF)