quarta-feira, 8 de abril de 2020

CSP comemora 24 anos de fundação nesta quarta-feira

Fundado pelo professor Ferreira, em 08 de abril de 1996, ainda como uma escolinha de futebol no bairro dos Funcionários II, em João Pessoa, o Centro Sportivo Paraibano (CSP), chega aos 24 anos de existência nesta quarta-feira (8).

Durante estes anos, a agremiação futebolística da capital paraibana teve importante participação no quadro de exportação de atletas da Paraíba para o Brasil e o mundo. Jogadores como Lúcio Curió, Paulo Henrique e Bobô foram algumas dessas revelações que despertaram o interesse de clubes nacionais e internacionais.

O nome veio de uma paixão que o até então presidente da equipe na época, o professor Ferreira, tinha por clubes que apresentavam identificação com sua região, tais como CSA (Centro Sportivo Alagoano), CRB (Clube de Regatas Brasil), CSC (Centro Sportivo Capelense), dentre outros. Professor Ferreira acreditava que faltava uma equipe com identificação local. Assim, ficou decidido que ali nascia o Centro Sportivo Paraibano, CSP.

A profissionalização do departamento de futebol só veio ocorrer em 2007, quando pela primeira vez, o CSP foi inscrito para participar de uma competição oficial, o Campeonato Paraibano da segunda divisão daquele ano.

Para chegar na primeira divisão foram várias tentativas. Disputando a mesma competição de 2007 até 2009 sem êxito, o “amarelão”, como era conhecida a equipe na época (por sempre perder pontos em fases decisivas), chegou em 2010 com o objetivo de mudar radicalmente sua trajetória, quando levantou o título de campeão da segunda divisão, carimbando o seu passaporte para a elite estadual, donde está desde 2011. Em 2010 a equipe tambem chegou a final da Copa Paraíba, competição esta que o tricolor do litoral paraibano disputou sua decisão com o Botafogo, perdendo o título no último minuto dos acréscimos do segundo tempo, numa jogada até hoje discutida. Já em 2012 a equipe conseguiu o tão sonhado título da Copa Paraíba ao empata no jogo final com o Botafogo depois de ter vencido o primeiro jogo.

Titulos:
Campeão Segunda Divisão 2010
Campeão da Copa Paraíba 2012
Campeão do Paraibano Sub-19 (2015 e 2018)
Campeão Paraibano Sub-17 (2010)
Tricampeão Paraibano Sub-15 (2010-2011-2012)

Campanha de destaque:
Vice campeão estadual 2011
Vice campeão da Copa Paraíba 2010

Parabéns ao CSP, que com humildade e profissionalismo, dá uma nova cara ao sofrido futebol paraibano, e, como diria seu próprio hino oficial, que continue a “fazer história, a equipe do Tigrão”.

Martir Esportes com Equipe VT