sexta-feira, 31 de julho de 2020

Sousa e Campinense começam deciderem vaga para final do Paraibano

Nesta sexta-feira, Sousa e Campinense abrem o primeiro jogo do mata-mata do estadual a partir das 20h15, no Estádio Marizão. A partida de ida acontece em Sousa, já que o Dinossauro se classificou com a segunda colocação do Grupo B, enquanto a Raposa, que foi líder, vai ser mandante na volta. Os dois times dominaram a chave durante a primeira fase e agora vão medir forças para ver quem leva a melhor e avança à final da competição e de quebra garante uma vaga na Copa do Brasil 2021.

A primeira fase, aliás, foi relativamente tranquila para o Sousa. O time sertanejo carimbou seu passaporte para a fase de mata-mata com uma rodada de antecedência e passou a maior parte da fase de classificação na parte de cima da tabela, dentro do G-2. Apesar disso, porém, o Dinossauro foi o quinto colocado geral na primeira fase, com 15 pontos, atrás de Treze (com 20 pontos), Botafogo-PB (com 20 pontos), Campinense (com 17 pontos) e até mesmo do Atlético-PB (que ficou fora das semifinais, com 19 pontos).

A esperança é que na reta final o técnico Givanildo Sales consiga fazer o time crescer e repita o Dinossauro copeiro, como no último título paraibano, em 2009. E, para isso acontecer, é preciso fazer um bom jogo dentro de casa no início das semifinais, conseguir uma vantagem e ir para a partida de volta um pouco menos pressionado.

Durante a primeira fase, o Sousa disputou 10 jogos, venceu quatro, empatou três e foi derrotado três vezes. Por sinal, o Dinossauro vem de dois empates acirrados, contra adversários importantes: 1 a 1 com o Botafogo e 1 a 1 com o Atlético de Cajazeiras.

No lado visitante, o momento é de retomar a evolução. O Campinense vinha de dois resultados importantes - empate por 0 a 0 com o Botafogo e vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Cajazeiras -, mas, na última terça-feira, perdeu por 1 a 0 para o seu arquirrival, o Treze. Mesmo com o resultado, a Raposa terminou a primeira fase na liderança do Grupo B, com direito a um aproveitamento de 56,7%, sendo cinco vitórias, dois empates e três derrotas.

Além de tudo isso, o Rubro-Negro possui o melhor ataque do estadual, com 16 gols marcados. O time também tem o artilheiro da competição, Rafael Ibiapino, que marcou oito vezes, ou seja, metade dos tentos da Raposa no estadual. O camisa 11 é um dos principais trunfos do Campinense.

O técnico Givanildo Sales conviveu, desde a volta do Campeonato Paraibano, com algumas dúvidas no time do titular do Sousa. Contra o Atlético, armou o ataque com dois jogadores - Tiago Sousa e Rodrigo Poty -, mas diante do Botafogo, escalou apenas Jó Boy na linha frente. Diante dessa incógnita, fica em aberto a escalação do time alviverde, pelo menos do meio para a frente. Porém, do meio para trás, a equipe deve seguir a mesma: Ricardo, Iranilson, Jeferson, Claudio Baiano e Nininho; Gedson, Rafinha, Tessio e Dakson; Jó Boy (Esquerdinha) e Rodrigo Poty (Tiago Sousa).

Para um dos jogos mais importantes do Paraibano, o Campinense não vai contar com seu zagueiro titular, Alex Maranhão, que foi expulso na rodada final da fase de grupos, na derrota por 1 a 0 contra o Treze. O técnico Nei Júnior já adiantou seu substituto, o zagueiro Breno, que entrou no decorrer do Clássico dos Maiorais. Desta forma, o treinador rubro-negro deve armar o time com: Rodrigo Dias, Alex Travassos, Breno, Uesles e Mateus Camargo; Pêu, Elielton, Juliano e Bismarck; Rafael Ibiapino e Reinaldo Alagoano.

O árbitro Dewson Freitas (PA) vai comandar o apito, com Luis Filipe (PB) e Ruan Neres (PB) como auxiliares. Diego Roberto (PB) vai ser o quarto árbitro.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário