sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Remanescentes da 2ª divisão do Paraibano de 2019 querem torneio com apenas 10 times em 2020

Pelo menos oito clubes que pretendem disputar a 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2020 querem um compromisso da Federação Paraibana de Futebol (FPF) de que o torneio de acesso deste ano seja disputado por apenas 10 clubes: os oito remanescentes da Segundona de 2019, mais os dois rebaixados da elite do ano passado. As agremiações evocam o regulamento da competição da temporada passada, que falava que, dos 13 clubes que estiveram na disputa, três seriam rebaixados para a 3ª divisão do estadual, competição que foi prometida pela FPF para 2020.

A 2ª divisão de 2019 foi disputada por 13 clubes. Sport Lagoa Seca e São Paulo Crystal conseguiram o acesso e disputaram a 1ª divisão neste ano. Já Nacional de Pombal, Miramar de Cabedelo e Spartax ficaram nas últimas colocações de seus grupos e, de acordo com o regulamento, foram rebaixados para a 3ª divisão, que seria inaugurada neste ano pela FPF. Os demais oito clubes - Auto Esporte, Confiança de Sapé, Desportiva Guarabira, Femar, Internacional de Mamanguape, Picuiense, Queimadense e Sabugy - teriam que se juntar a Esporte de Patos e Serrano-PB - que foram os dois rebaixados da 1ª divisão do ano passado - como os únicos 10 clubes que têm direito a disputar a Segundona neste ano.

Dirigentes de oito desses 10 clubes vêm mantendo contato há algumas semanas e convergem no sentido de que apenas esses 10 têm respaldo legal para participar da competição. Apenas Femar e Serrano-PB não estão envolvidos nas tratativas. Além disso, essas oito equipes pediram à FPF que haja uma reunião para discutir outros assuntos relacionados ao torneio. O presidente do Sabugy, Malaquias Filho, espera que o encontro possa ser realizado o mais rápido possível.

- Conversei com o pessoal do grupo dos 10 clubes da 2ª divisão da Paraíba, e eles concordam que o regulamento de 2019 seja mantido para 2020. Enviamos ofício (para a FPF) no dia 16 de julho e no mesmo dia foi protocolado, mas até o presente momento não temos resposta. E, quando falamos com ela (Michelle Ramalho, presidente da FPF), ela fica adiando. Estamos vendo vários clubes inativos há anos dizendo que irão disputar a competição, mas sequer vêm jogando base e profissional. Isso é um descaso com os clubes que conseguiram o direito dentro de campo e vêm jogando ano a ano - comentou o dirigente.

O pedido para que a competição seja disputada por 10 clubes foi assinado por representantes de sete remanescentes da 2ª divisão do ano passado, que não conseguiram o acesso nem foram rebaixados; apenas o Femar não assinou. Além desses sete, a diretoria do Esporte de Patos, rebaixado da 1ª para a 2ª no ano passado, também apoia o pleito; já o Serrano-PB, que caiu junto com o Patinho, não assinou o documento.

Além de negarem que Nacional de Pombal, Miramar de Cabedelo e Spartax têm direito de disputar o torneio de acesso, os oito clubes compreendem que nenhuma outra equipe pode se inscrever no campeonato, o que era comum, visto que a Segundona vinha sendo a última divisão do futebol paraibano. As equipes entendem que clubes que pretendem retornar à ativa precisam recomeçar a partir da 3ª divisão.

Alguns clubes que não disputaram a 2ª divisão do Paraibano no ano passado já manifestaram interesse de disputar a Segundona neste ano: são os casos do Paraíba, agora de Itaporanga, do Santos de Tereré, de João Pessoa, e o 13 de Maio, também da capital.

- A gente precisa conversar muito com os clubes e ter calma. Eu tenho entrado em contato com diversas federações, e muitas estão em condições complicadas. Precisamos saber quais clubes vão conseguir disputar a competição, já que há um protocolo de saúde para ser seguido e ele não é barato. Nem todo mundo vai ter condição. Na sexta-feira vamos marcar uma reunião para debatermos - disse o diretor executivo da FPF, Otamar Almeida

Se acontecer, o campeonato deve começar no mínimo na segunda quinzena de outubro. Mas a tendência mesmo é que o torneio, caso seja realizado, seja disputado em novembro.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário