Há ainda uma polêmica pela frente para a CBF administrar. Como não bateu o martelo sobre o regulamento da Pré Copa do Nordeste, muitos clubes pleiteiam participar alegando critérios diferentes. Na Paraíba, por exemplo, Sousa e Treze se acham no direito de jogar.
A situação é peculiar. O Campinense, campeão estadual, entra direto na fase de grupos. O Botafogo, vice, ficaria com a vaga por índice técnico, abrindo a possibilidade para o Treze ser o melhor paraibano do ranking da CBF. O Sousa, no entanto, entende que o Botafogo tem a vaga primeiro pelo ranking, e com isso, o Sousa entraria via Campeonato Paraibano.
Como não há uma posição oficial da CBF, as dúvidas se perpetuam em todos os estados. Se for mantido o mesmo entendimento de 2021, com os critérios estabelecidos anteriormente, serão estes os clubes que entrarão em campo:
1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo FC (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE).
2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América-RN, Botafogo-PB, Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).
Fase de grupos: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).
Dos 24 possíveis classificados para a Pré-Copa do Nordeste, apenas quatro estão em atividade atualmente: ASA, América-RN, CSA e Vitória. Todos os demais já encerraram as suas participações nas séries C e D, ou simplesmente estão parados desde maio.