quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Spartax acusa a Perilima de escalar dupla irregular na 2ª divisão e promete ir à Justiça

As partidas válidas pela fase de grupos da 2ª divisão do Campeonato Paraibano se encerraram no último fim de semana, mas a situação do torneio, principalmente no Grupo A, está longe de ser definida. Isso porque o Spartax, rebaixado à 3ª divisão de 2023, promete acionar o setor jurídico para ficar com a vaga na Segundona, uma vez que, na ótica dos Guerreiros Valentes, a Perilima, que avançou às quartas de final, teria escalado dois atletas de forma irregular no decorrer da competição. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Yan Cavalcanti, do Soccerway.com, e confirmada posteriormente pelo ge.

A reclamação do Spartax está no fato de os goleiros Andrey, de 14 anos, e Fábio, de 15, terem sido escalados pela Perilima para partidas da 2ª divisão do estadual. Apesar de os jovens não terem entrado em campo, de acordo com a tese defendida pelo clube de João Pessoa, o simples fato de os goleiros estarem no banco de reservas vai de encontro a uma determinação da CBF, que proíbe que uma equipe relacione atletas menores de 16 anos para a disputa de competições profissionais.

Ao todo, Fábio e Andrey foram relacionados em três oportunidades cada. Em um desses jogos, os dois jogadores da Perilima estiveram juntos na lista de atletas aptos para entrarem no campo. Ou seja, são cinco partidas nas quais, em tese, a Águia de Campina relacionou irregularmente pelo menos um jogador.

Se o caso for a julgamento, e a Justiça Desportiva entender que o clube merece mesmo ser punido, a tendência é que sejam retirados 20 pontos, que correspondem a 15 (que é quanto valem cinco jogos) mais cinco (que é a quantida de pontos que o time conseguiu nessas partidas). Assim, a Perilima, que terminou na quarta colocação do Grupo A, com 9 pontos, ficaria com 0, cairia para a lanterna e, consequentemente, estaria rabaixada para a 3ª divisão de 2023, com o Spartax herdando essa vaga nas quartas de final. Mas é importante frisar que isso tudo depende de haver mesmo uma ação contra a Águia de Campina, de o caso ir a julgamento e de a Justiça entender que o clube merece ser punido.

Confira os jogos em que os jovens goleiros foram relacionados:
FÁBIO:

14.set | rodada #3 | Perilima 2 x 2 Spartax
30.set | rodada #7 | Perilima 0 x 3 Confiança-PB
03.out | rodada #8 | Spartax 3 x 2 Perilima
ANDREY:

18.set | rodada #4 | Confiança-PB 1 x 3 Perilima
25.set | rodada #6 | Desportiva Guarabira 1 x 1 Perilima
30.set | rodada #7 | Perilima 0 x 3 Confiança-PB

De acordo com o presidente dos Guerreiros Valentes, José Moraes, a campanha do clube foi, de fato, abaixo das expectativas, mas o departamento jurídico do clube deve entrar em ação para pleitear a vaga nas quartas de final da Segundona, no lugar da Perilima.

— Infelizmente, as dificuldades logísticas, assim como o nosso baixo orçamento disponível, resultaram em resultados ruins em alguns dos nossos jogos e, consequentemente, essa classificação desastrosa na tabela. No entanto, trabalhamos com essa escalação irregular de atletas da Perilima e estaremos avaliando junto ao jurídico quais as melhores ações a serem tomadas. Iremos em busca do nosso direito — pontuou.

O regulamento específico da 2ª divisão do Campeonato Paraibano não prevê nenhum tipo de idade mínima para a escalação de atletas. A única definição sobre faixa etária na competição, que é Sub-23, está no limite máximo de cinco atletas com 24 anos anos ou mais que podem ser escalados por cada equipe. Mas vale lembrar que o regulamento específico é submisso ao Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, e é aí que pode se fazer valer o argumento do Spartax.

O Artigo 41 do RCG da CBF em 2022 explica o seguinte: "É vedado nas partidas das competições profissionais relacionar atletas não profissionais com idade inferior a 16 anos ou superior a 20 anos, habilitando a relação de atletas não profissionais a partir da data de seu aniversário de 16 anos, ou até a véspera da data de seu aniversário de 21 anos".

O ge Paraíba tentou contato com a diretoria da Perilima, buscando ouvir o posicionamento da Águia sobre o assunto. Até a publicação desta matéria, porém, não recebeu retorno do clube. E os jogos de ida das quartas de final da Segundona já acontecerão nesta semana, com o time de Campina Grande entrando em campo nesta quarta-feira, às 15h, na Toca do Papão, em Sapé, contra a Queimandense.

Caso semelhante no Rio Grande do Norte
Em 2021, o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte puniu o Palmeira de Goianinha com a perda de 12 pontos no Campeonato Potiguar. O clube foi penalizado devido à escalação irregular do volante Eduardo Vinicius, na época com 15 anos. Com o decréscimo da pontuação, o time acabou sendo rebaixado à 2ª divisão do estadual.

Naquele momento, Eduardo Vinicius Rodrigues dos Santos, que nasceu em 2 de abril de 2005, havia sido relacionado pelo Palmeira em três jogos — contra Assu, Globo FC e ABC, nas três primeiras rodadas daquela edição do Potiguar. Assim como os goleiros da Perilima, o volante ficou no banco de reservas nas três oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário