segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ALDEONE ABRANTES APRESENTA FORMULA PARA DISPUTA DO CAMPEONATO PARAIBANO 2016

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, já tem pronta uma proposta para a disputa do Campeonato Paraibano de 2016. Na fórmula apresentada pelo dirigente, e que será levada para próxima reunião do Conselho Arbitral, os dez clubes seriam divididos em dois grupos, mas sem a regionalização.
Assim, o sorteio seria dirigido, com Treze e Campinense em chaves distintas, assim como Botafogo-PB e Auto Esporte, Sousa e Esporte, Atlético x Paraíba e CSP e Santa Cruz. Na primeira fase, se classificam os três primeiros de cada grupo, em seguida fazendo um Hexagonal. O Botafogo também apresentou uma proposta com dois grupos, só que regionalizados. Alguns clubes, no entanto, já deram sinal pela manutenção do mesmo sistema de disputa do ano passado.

- Nós apresentados esta proposta aos demais dirigentes na reunião da última quarta-feira, na Federação Paraibana de Futebol, quando ficou já definido o início do campeonato. E todos receberam de bom agrado a nossa fórmula de disputa. Essa fórmula é prática, e não trará prejuízo financeiro para os clubes - disse Aldeone.

Confiram a fórmula do Sousa para o Estadual:

Primeira fase:
CLUBES     DUPLAS:
D1 – BOTAFOGO / AUTO ESPORTE
D2 – CSP / SANTA CRUZ
D3 – CAMPINENSE / TREZE
D4 – SOUSA / ATLÉTICO
D5 – ESPORTE / PARAÍBA

Através de sorteio, criam-se 2 grupos (A e B), sendo que cada clube do grupo A enfrenta em jogos de ida e volta os 5 clubes do grupo B e vice-versa. Isso possibilita os clássicos e equilíbrio ao campeonato. A soma de pontos é incorrida em cada grupo a que pertencem os clubes. Assim, a 1ª fase requer 10 datas (5 de ida e 5 de volta) e classificam-se os 3 primeiros de cada grupo.

Quadragular da morte:
Os dois últimos clubes de cada grupo formarão o quadrangular da morte, se enfrentando todos entre si em partidas de ida e volta, caindo para a segunda divisão 2017 os dois últimos colocados.

Segunda fase:
A 2ª fase constitui-se de jogos de mata-mata, assim se delimitando os confrontos:
Jogo 1: 1º GRUPO A X 3º GRUPO B (ida e volta)
Jogo 2: 2º GRUPO A X 2º GRUPO B (ida e volta)
Jogo 3: 1º GRUPO B X 3º GRUPO A (ida e volta)

Terceira fase (semifinais):
Jogo 4: Venc. do jogo 1  x  venc. do jogo 2
Jogo 5: Venc. do jogo 3  x  Perdedorde melhor campanha (índice técnico - contabilizando todos os jogos da 1ª e 2ª fases – somatório de pontos).

Quarta fase (final)
Venc. do Jogo 4  x  Venc. do Jogo 5

Foto: Epitacio Borges Dantas
Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário