segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Campanha geral na primeira fase vai definir os confrontos das semifinais do estadual.

O presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues,prometeu para esta terça-feira a divulgação da tabela e do regulamento do Campeonato Paraibano de 2018, que começa no dia 7 de janeiro. E, pouco antes de tornar públicos esses documentos, o dirigente fez questão de esclarecer um ponto importante sobre o formato de disputa da competição. Diferentemente do que tinha sido informado inicialmente pela própria FPF, o cruzamento nas semifinais vai levar em conta o desempenho dos times na primeira fase.

Ao final da fase classificatória, o primeiro colocado do Grupo A e o primeiro colocado do Grupo B estão automaticamente classificados para as semifinais. Segundos e terceiros colocados vão se enfrentar entre si dentro do próprio grupo (2ºA x 3ºA e 2ºB x 3ºB), em jogos de ida e volta. De início, a própria FPF informou que os times se enfrentariam nas semifinais dentro do próprio grupo, ou seja, o vencedor do duelo 2ºA x 3ºA enfrentaria o 1ºA e o vencedor do duelo 2ºB x 3ºB enfrentaria o 1ºB. Mas não vai ser bem assim.

Umas vez definidos os quatro semifinalistas, o time de melhor campanha geral na primeira fase vai enfrentar o quarto colocado geral. E o segundo vai fazer a outra semifinal contra o terceiro. Por exemplo, quando os quatro semifinalistas forem definidos, para a indicação dos confrontos, é preciso observar a classificação final da fase de grupos. O time que tiver somado mais pontos é o primeiro lugar geral.

Vale ressaltar que o segundo, o terceiro e o quarto colocados gerais vão sair dos duelos entre os segundos e terceiros de cada grupo. Dos confrontos de 2ºA x 3ºA e 2ºB x 3ºB, o time que se classificar e tiver feito mais pontos na primeira fase pode ficar com a segunda ou terceira colocação. Já o classificado que tiver um desempenho inferior dos quatro semifinalistas, garante a quarta melhor campanha e enfrenta o líder geral na semifinal do Paraibano 2018.

Ou seja, a pontuação dos duelos entre 2ºA x 3ºA e 2ºB x 3ºB não vão contar para a definição dos confrontos semifinais, já que as equipes poderiam ser beneficiadas com dois jogos a mais que os líderes das chaves.

Nas semifinais, vão ser jogos de ida e volta e os times de melhor campanha vão ter o direito de decidir em casa, assim como na fase anterior. A partir daí, os clubes que se classificarem nas semifinais vão disputar a finalíssima do estadual. Também com partidas de ida e volta e mando de campo do segundo jogo para o clube que tiver a melhor campanha.

Apesar de ainda não ter sido divulgada a tabela, o Campeonato Paraibano de 2018 começa no dia 7 de janeiro e se encerra no dia 8 de abril. Todos os jogos vão acontecer dentro das 16 datas disponibilizadas pela CBF. Os 10 clubes participantes da competição estão distribuídos em dois grupos. No Grupo A, ficaram Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos e Sousa; no Grupo B, estão Atlético de Cajazeiras, Desportiva Guarabira, CSP, Serrano-PB e Treze.

GE