sábado, 26 de janeiro de 2019

Botafogo inicia neste domingo a sequência dos três primeiros testes de fogo na temporada

Início de temporada no futebol requer paciência a fim de que a fluidez técnica seja percebida - gradativamente - nas quatro linhas. No Botafogo-PB, a espera é por um futebol mais convincente que justifique a invencilibilidade neste início de jornada. Os próximos três jogos do Belo vão demandar um comportamento mais estável de uma equipe que tem oscilado bastante em suas atuações, ainda que tenha conseguido três vitórias no Campeonato Paraibano e um empate na Copa do Nordeste. Primeiro o time encara o Salgueiro no domingo, no interior de Pernambuco, pelo torneio regional. Na quarta-feira, vai até Campina Grande, onde joga o clássico contra Campinense, pelo Campeonato Paraibano. No dia 2, rebece o Fortaleza, novamente pelo Nordestão, como mandante. Serão 1.360km percorridos em cinco dias.

Esses três duelos podem ditar um caminho de calmaria para o Alvinegro da Estrela Vermelha, pelo menos até a estreia na Copa do Brasil, no dia 13 de fevereiro, contra o Operário-MS, fora de casa. O que tem preocupado o clube é o início do fluxo constante de viagens, principalmente nos dois próximos jogos. Só a logística para o jogo no Sertão pernambucano, neste domingo, envolve 1.094km de ida e volta. Na quarta-feira, a viagem curta para Campina Grande, para o clássico contra a Raposa - comum no calendário do primeiro semestre do clube -, pode ser a porta para um maior desgaste no embate do fim de semana, contra o Leão do Pici.

Evaristo Piza sabe da responsabilidade que a equipe vai carregando na bagagem para os próximos desafios. O treinador botafoguense está consciente que os seus jogadores precisam confirmar o início promissor com bons resultados diante de uma sequência com adversários mais fortes.

Diante da pressa para recuperar os jogadores no fluxo de duas competições, existe a possibilidade do o treinador Evaristo Piza seguir fazendo rodízio no elenco. Na última quarta-feira, contra o Atlético de Cajazeiras, pelo Campeonato Paraibano, o lateral-esquerdo Fábio Alves foi poupado e sequer ficou no banco de reservas. Antes, também pelo estadual, Marcos Aurélio e Roniery já haviam sido poupados.

GE