sábado, 20 de abril de 2019

Botafogo vence o Campinense e conquista o Tricampeão Paraibano

Com uma larga vantagem, o Botafogo-PB precisava apenas empatar com o Campinense para se tornar campeão paraibano de 2019. E mais um confronto com a Raposa, o Belo se impôs desde o início no Estádio Almeidão, marcando com o meia Clayton, artilheiro isolado do estadual, após receber bom passe de Nando. Na sequência, o Alvinegro administrou bem o decorrer da partida, sabendo o momento certo para ampliar. E foi com Paulo Renê, aos 50 minutos do segundo tempo, que garantiu o tricampeonato da Paraíba.

A primeira etapa mal começou e Clayton já estava comemorando o seu gol, que saiu logo aos três minutos de partida. Por sinal, mesmo com um gramado encharcado pela forte chuva que atingiu a capital paraibana neste sábado, o Belo conseguiu dominar o Campinense em boa parte do primeiro tempo. O Rubro-Negro, de Francisco Diá, entrou com um time bastante modificado em relação ao duelo de ida. Isso talvez tenha comprometido, já que Neilson, que entrou no lugar de Jerfeson, veio para o jogo logo aos 33 minutos. E diante de confusão e nervosismo por parte dos visitantes, as equipes foram para os vestiários com o placar favorável eo Belo.

No segundo tempo, o Campinense começou tentando surpreender, tendo uma chance com Denis logo no início. No entanto, Saulo estava lá para defender a meta botafoguense. Na sequência dos 45 minutos finais, a partida ficou feia, com muitas faltas e pouco futebol bem jogado. O Belo, inclusive, controlou com mais tranquilidade, chegando a matar a partida aos 50 minutos, com Paulo Renê, que entrou no fim do confronto.

Individualmente, o Botafogo-PB teve o artilheiro na hora certa para não deixar o jogo de volta ter maiores emoções. E foi marcando neste sábado e em outras seis partidas que o meia Clayton, camisa 7 botafoguense, foi o destaque no momento certo. O jogador se tornou o artilheiro isolado do Alvinegro e entra de vez para a história do clube, agora tricampeão paraibano. Mas e você, torcedor, concorda ou não com a nossa opinião? Vote em nossa enquete e escolha o craque do Belo na vitória sobre o Campinense. E você, raposeiro, também pode votar no melhor atleta da Raposa no confronto.

Com o tricampeonato estadual, o Botafogo-PB encerra um tabu de 36 anos do futebol da Paraíba. O último time a erguer a taça três vezes consecutivas foi o Treze, em 1981, 1982 e 1983. Agora a hegemonia é alvinegra, mas de João Pessoa. O campeão em 2017, 2018 e 2019 aumenta também a sua vantagem como o maior campeão do estado, ergue o troféu pela trigésima vez.

Fazendo grande trabalho no comando técnico do Botafogo-PB, Evaristo Piza conquista o seu primeiro título de 1ª divisão de campeonato estadual. O jovem treinador do interior de São Paulo chegou ao Belo durante a campanha da Série C do Campeonato Brasileiro e vai colhendo os frutos da continuidade de um projeto.

Sem tempo para descanso. Tricampeão paraibano, o Botafogo-PB agora vai virar a página para a Série C do Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, o Belo recebe o Ferroviário no Estádio Almeidão, pela primeira rodada da Terceirona. Além da competição nacional, o Alvinegro segue vivo na Copa do Nordeste, e no dia 9 de maio, recebe o Náutico pela semifinal.

Vice-campeão paraibano, o Campinense tem reunião decisiva com Francisco Diá durante a semana para acertar a permanência ou a saída do treinador. Dentro de campo, a Raposa tem pela frente a Série D do Campeonato Brasileiro, que começa no início de maio. No dia 5, o Rubro-Negro visita o Vitória das Tabocas, em Pernambuco.

GE