quinta-feira, 4 de junho de 2020

Sport Lagoa Seca se opõe à retomada do futebol paraibano já em junho, como projeta a FPF

O diretor executivo do Sport Lagoa Seca, Arthur Ferreira, foi um dos primeiros dirigentes de clubes da elite do futebol paraibano a se posicionar contra o retorno do campeonato estadual, pelo menos neste momento. Após a sinalização de que as atividades futebolísticas na Paraíba podem voltar a partir do dia 15 deste mês, Arthur disse que não seria possível cumprir protocolos para garantir a segurança dos atletas e comissões técnicas, como por exemplo a realização de testes para a detecção do novo coronavírus, como já vem sendo feito por algumas equipes de outros centros do Brasil, que retornaram aos treinamentos anteriormente.

- Sou contra o retorno neste momento, tendo em vista que os clubes paraibanos não possuem as mínimas condições de cumprir com os protocolos médicos e sanitários necessários. Ademais, a responsabilidade sobre os atletas e comissão técnica é dos clubes, tendo em vista que o STF considerou a infecção por Covid-19 como doença ocupacional. Um teste custa em média R$ 300. Qual clube da Paraíba conseguirá testar 30 pessoas (no mínimo) de 15 em 15 dias? Sem contar todos os outros itens exigidos por protocolo - comentou o diretor do Sport Lagoa Seca.

Em reunião realizada nessa quarta-feira e com a participação de representantes de metade dos clubes da 1ª divisão do estadual, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) sinalizou com uma possibilidade de retorno dos treinamentos a partir do dia 15 deste mês e a volta dos jogos do Campeonato Paraibano no mês de julho, tudo isso seguindo as orientações das autoridades de saúde.

E Arthur Ferreira foi além na lista de dificuldades que o Sport-PB, particularmente, teria em voltar às atividades tão cedo. Segundo o dirigente, não há qualquer previsão sobre como a diretoria vai fazer para remontar o elenco - que foi todo dispensado em meio à paralisação do futebol, justamente para evitar gastos acima dos que o clube poderia assumir. O Carneiro também não tem perspectiva de contratações novas, além do que não teria como ir a campo apenas com jogadores não profissionais, que seria a medida financeiramente mais viável.

O Sport Lagoa Seca é o único clube matematicamente rebaixado na competição, mas ainda tem dois jogos da primeira fase para serem disputados, contra CSP (fora de casa) e São Paulo Crystal (em casa). A equipe já anunciou que todos os atletas que disputaram o estadual não têm mais contratos ativos.

GE