segunda-feira, 7 de junho de 2021

Belas do Belo se classificam para oitavas de finais do Brasileiro Feminino Série A2

A Série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2021 já conta com 11 times classificados, entre eles o Botafogo, isso com uma rodada antes do fim da fase de grupos. Athletico-PR, Atlético-MG, Bragantino, Ceará, Esmac, Fluminense, Fortaleza, Iranduba, Real Ariquemes, Vasco e Botafogo-PB vão jogar a fase de oitavas de final. Agora, a quinta e decisiva rodada vai indicar os últimos cinco classificados para o mata-mata, que, de quebra, também vão garantir o calendário para 2022. Isso porque no ano que vem, a CBF definiu que além das séries A1 e A2, também vai existir a A3, que vai ter critérios de classificação semelhante ao atual modelo da Segundona. Por sinal, a partir da próxima temporada, a Série A2 vai ser disputada por 16 clubes. Além do Botafogo a Paraíba no minino na A2, a Paraíba terá um representante na nova Série A3.

No grupo C, as meninas do Botafogo, com 9 pontos, já estão garantidas na próxima fase, alem do Ceará que lidera o grupo com 12 pontos. Quem luta pela terceira vaga é o UDA, que tem sete pontos precisa apenas de um empate na rodada final. As meninas do América-RN, com quatro pontos, ainda buscam a classificação, mas as chances são remotas.

Os 16 classificados na Série A2 vão disputar a fase de oitavas de final, que vai contar com jogos de ida e volta. É desta maneira, com duas partidas por fase, que a competição vai seguir: quartas de final, semifinal e final. Os quatro semifinalistas conquistam o acesso à elite do futebol feminino do Brasil em 2022.

Classificação garante pelo menos a Série A2 em 2022
Com a classificação antecipada, os 11 times já garantiram um calendário mais preenchido no ano que vem. É que o regulamento da atual edição da Série A2 do Campeonato Brasileiro indica que as equipes que disputarem o mata-mata e não conseguirem o acesso para a elite do futebol feminino nacional vão novamente jogar a Segundona em 2022. Os outros quatro times que vão compor a competição na próxima temporada vão vir do rebaixamento da Série A1.

Isso porque a CBF vai utilizar o formato da Série A1 na Série A2, ou seja, serão 16 clubes nas duas principais divisões do país. Já a tradicional fórmula de disputa da Segundona deve ficar na Série A3, que vai estrear a partir da próxima temporada. Diante disso, as classificações via campeonatos estaduais vão levar as equipes para a Terceirona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário