quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Botafogo gostou do formato do Paraibano só lamentando a ausência do Botauto

O novo formato do Campeonato Paraibano para 2018 colocou Botafogo-PB e Auto Esporte na mesma chave. E como o regulamento prevê que os clubes do Grupo A enfrentem apenas os rivais do Grupo B durante a primeira fase, o clássico Botauto acabou sendo sacrificado. Na primeira fase, Belo e Macaco Autino não vão duelar. Ficando a possibilidade do confronto para um segundo momento, apenas se ambos se classificarem para uma mesma fase.

E, após o final da reunião do Conselho Arbitral na Federação Paraibana de Futebol, realizado nesta terça-feira, o vice-presidente do Belo, Guilherme Novinho, lamentou a ausência do confronto dentro de campo, mas garantiu que vai torcer para que o rival se classifique e enfim possa encontrar os botafoguenses numa próxima fase.

- Infelizmente, no cenário que tínhamos, a única solução possível era essa. Mas eu conversei com Watteau (Rodrigues) e a gente espera que lá na frente aconteça o clássico Botauto – disse Novinho.

Novinho também lamentou a ausência do Clássico Emoção, diante do Campinesne. Vale ressaltar que, no regulamento para o ano que vem, o Botafogo está no Grupo A, junto a Auto Esporte, Campinense, Sousa e Nacional de Patos. Enquanto isso, no Grupo B, estão Treze, Atlético de Cajazeiras, Serrano-PB, CSP e Desportiva Guarabira.

Em 2018, a fórmula do Paraibano terá 10 times divididos em dois grupos de cinco, que vão duelar com todos os outros do outro grupo em jogos de ida e volta. Após 10 rodadas, vão se classificar direto para as semifinais o campeão de cada grupo. Além disso, os segundos e terceiros colocados de cada grupo vão se enfrentar, desta vez sim dentro de seus próprios grupos, num mata-mata para definir os outros dois semifinalistas. Depois disso, será a vez da semifinal e da final.

Já os dois últimos de cada grupo vão se reunir num quadrangular da morte para saber os dois rebaixados.

Defendendo a ideia de um campeonato mais enxuto que o de 2017, Novinho aprovou o novo regulamento, reforçando que a duração de quatro meses é essencial para a sequência do Belo na temporada.

- Dentro desse calendário com 16 datas, a melhor proposta foi a apresentada por Aldeone (Abrantes), com o apoio dos clubes do Sertão. Sem falar que, como nós temos o primeiro jogo da Série C no dia 15 de abril, o ideal é realmente terminar o estadual pouco antes desse período. Então foi interessante para o Botafogo.

O Campeonato Paraibano de 2018 começa no dia 7 de janeiro e se encerra no dia 8 de abril. Com tudo definido, o Belo pretende concluir o planejamento para o ano que vem no mês de novembro para iniciar a pré-temporada em dezembro.

- Agora as coisas vão andar. A pré-temporada vai começar na primeira semana de dezembro e, por enquanto, a gente está trabalhando para definir o nosso calendário interno – finalizou.

GE