terça-feira, 28 de novembro de 2017

Auto Esporte decide mandar seus jogos do Paraibano 2018 em Cruz do Espírito Santo

A principal novidade do Auto Esporte para a temporada de 2018 não vai estar em campo. Vai, na verdade, ser o próprio campo. Presidente do Macaco Autino, Watteau Rodrigues confirmou na manhã desta terça-feira que o Alvirrubro de João Pessoa vai mandar seus jogos do Campeonato Paraibano de 2018 no Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo. A cidade do Brejo paraibano fica a 89 quilômetros da capital, mas o dirigente automobilista acredita que isso não vai ser empecilho para que a torcida continue perto do time.

Watteau confirmou essa informação durante um dos intervalos da reunião que aconteceu na sede do Ministério Público da Paraíba, justamente sobre a situação dos estádios que vão sediar os jogos do estadual do próximo ano. Convicto de que essa mudança é uma vantagem para o Auto Esporte, o dirigente alvirrubro se mostrou empolgado ao confirmar a mudança de "sede" do clube.

- Nós queremos mandar os nossos jogos em Cruz do Espírito Santo porque nós fizemos uma parceria com a prefeitura de lá, nós já temos uma parceria com o Engenho São Paulo, e isso faz com que a gente possa ter um apoio maior por parte da prefeitura com relação ao estádio (Carneirão), com relação a vários componentes na realização do jogo, que a prefeitura vai patrocinar - explicou Watteau.

A rigor, o Auto Esporte costuma mandar suas partidas em algum estádio de João Pessoa - Almeidão, Tomazão ou Graça. Com a decisão da diretoria, o clube vai receber seus adversários no Estádio Carneirão, que foi onde o Saão Paulo Crystal, time de Cruz do Espírito Santo, mandou seus jogos na 2ª divisão do Paraibano deste ano.

O presidente do Macaco Autino minimizou o fato de os jogos do time passarem a ser um pouco mais distante da sua torcida. Na opinião do dirigente, os 89 quilômetros que separam João Pessoa de Cruz do Espírito Santo não vão necessariamente afastar a tradicional torcida automobilista dos jogos da equipe. Aliás, ele acredita que o Auto pode ganhar um reforço dos torcedores locais e usar o Carneirão como uma espécie de caldeirão contra os seus adversários.

- A gente quer abraçar a cidade, ser abraçado pela cidade e ter um público maior. Inclusive porque os automobilistas poderão se deslocar. São apenas 39 quilômetros aqui da capital. E nós podemos fazer com que o estádio lá seja até motivo de pressão em mandos de jogos nossos.

Mas nem todas as partidas do Auto Esporte como mandante no Paraibano de 2018 vão acontecer em Cruz do Espírito Santo. Pelo menos uma delas deve ser realizada mesmo em João Pessoa, provavelmente no Almeidão. Watteau pretende fazer com que o duelo contra o Treze, marcado para o dia 3 de fevereiro, pela sexta rodada da primeira fase, seja na capital.

Para Watteau, jogar em um estádio como o Carneirão - que é bem mais modesto que o Almeidão - pode contribuir para o Auto Esporte jogar com casa cheia nas partidas em que for mandante.

- Acho que a gente tem que contar com o apoio da torcida em compreender que a gente não pode abrir o Almeidão, com capacidade para 22 mil pessoas, para receber uma pequena torcida, que não cobre nem as despesas do jogo. Então, o que nós queremos é que a torcida compreenda que o interessante neste momento é a gente criar facilidades de transporte, de ingresso, para que ela se desloque até Cruz do Espírito Santo e lá a gente possa ter um público muito maior, num estádio com capacidade para duas mil e quinhentas pessoas, e que a gente possa encher um estádio e ter um jogo com muito mais pressão.

A intenção da diretoria alvirrubra era de que o time já fosse para Cruz do Espírito Santo durante a pré-temporada. Mas, como o campo do Carneirão está sendo utilizado pela Seleção Paraibana Sub-20 e pela equipe sub-20 do São Paulo Crystal, isso não foi possível. Assim, o Auto Esporte vai fazer seus treinos pré-Paraibano no Magabeirão mesmo, já a partir da próxima semana.

Mas a tendência é que, no decorrer do estadual, quando a Seleção Paraibana Sub-20 e o time sub-20 do São Paulo Crystal já não estiverem mais usando o Carneirão, o Macaco Autino se transfira para lá.

O Auto Esporte estreia no Campeonato Paraibano de 2018 no dia 7 de janeiro, enfrentando o Treze em Campina Grande (confira a tabela completa). O Alvirrubro está no Grupo A do Estadual, com Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos e Sousa, mas vai enfrentar na primeira fase apenas os times do Grupo B, que tem, além do Galo, Atlético de Cajazeiras, CSP, Desportiva Guarabira e Serrano-PB.

GE