segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Celso Teixeira compara a Raposa com o Corinthians para justificar os 100% de aproveitamento

Sem um futebol de encher os olhos, mas eficiente. Sem jogadas mirabolantes, mas com 100% de aproveitamento no Campeonato Paraibano até aqui. Esse é o Campinense, que venceu as três partidas que fez até o momento no estadual e lidera o Grupo A da competição. Para o técnico Celso Teixeira, o seu time de assemelha a outro de grande sucesso: o Corinthians de Carille, heptacampeão brasileiro no ano passado. Segundo o treinador rubro-negro, os dois times têm em comum o investimento nos contra-ataques e a eficiência nos resultados.

Celso Teixeira comparou a campanha da Raposa até aqui com a do Timão no Brasileirão de 2017. O time paulista foi criticado por não apresentar um futebol de encher os olhos durante a competição. Mas o Corinthians foi cirúrgico nas partidas e conseguiu fechar todo o primeiro turno sem perder. Numa escala menor ainda, o Campinense vem fazendo o mesmo e, até agora, segue com 100% de aproveitamento e invicto desde a pré-temporada.

- Mesmo não tendo um futebol vistoso, merecemos ganhar. Fomos superior aos três adversários até aqui. O Corinthians acabou sendo campeão brasileiro dessa maneira. É um futebol competitivo, onde nós estamos tirando proveito das situações que nós criamos e sofrendo pouco perigo - disse Celso Teixeira.

Assim como no Corinthians em 2017, o time paraibano aproveita os contra-ataques e o jogo defensivo para garantir a superioridade nos confrontos. Foi assim que o Campinense conseguiu neutralizar a Desportiva Guarabira, o Atlético de Cajazeiras e o CSP.

- O Campinense é um time chato de jogar, no bom sentido. Que espera o contra-ataque. Foi superior e, apesar de não fazer uma grande atuação, fez o necessário para vencer.

Se a inspiração servir, vale lembrar que o Corinthians começou o Brasileirão de 2017 bem longe de ter o elenco mais caro da competição. Assim como o Campinense, que tem elencos mais baratos que Botafogo-PB e Treze. No Timão, o técnico Fábio Carille, no entanto, conseguiu driblar os obstáculos e levou a taça da competição para a casa do Alvinegro paulista. Resta saber se Celso Teixeira vai conseguir seguir os passos da sua fonte de inspiração e se tornar o campeão do Paraibano deste ano.

Mas, apesar das vitórias consecutivas e da liderança isolada, o técnico Celso Teixeira avalia que o Campinense ainda precisa melhorar. O domínio dentro de campo não ilude o treinador sobre todos os pontos que precisam ser ajustados até os próximos jogos para que o time consiga alcançar o principal objetivo: ser campeão estadual. A chegada pelas laterais e a qualidade técnica do jogo foram criticadas pelo treinador logo após a vitória por 2 a 0 sobre o CSP nesse domingo, em Campina Grande.

Para Celso, o gramado do Amigão (onde o time fez esses três jogos) é um dos principais fatores que colaboram para que a Raposa não realize um futebol vistoso e mais técnico, muito embora os resultados sigam aparecendo. Mesmo com as vitórias, a principal insatisfação do técnico é referente às chegadas pelas laterais sob a responsabilidade de Alex Murici e de Thiaguinho. Celso diz que os jogadores precisam ousar mais e sair da zona de conforto, pondo em prática o que é realizado durante os treinamentos semanais. As falhas, no entanto, são cobertas pelos bons resultados em campo.

- Nós precisamos ser mais ousados nas beiradas, coisa que nós fazemos no meio da semana para melhorar. São dois laterais que têm o poder de fogo na ofensividade. Mas, graças a Deus, os homens de frente têm resolvido. Tanto é que já é o terceiro jogo que fizemos gol e não sofremos perigo - avaliou o técnico.

Para seguir na busca pelo título, o Rubro-Negro enfrenta o Serrano-PB na próxima quinta-feira, às 20h30, no Estádio Amigão, em Campina Grande. O mando de jogo é do Lobo da Serra, que vai para a partida embalado por duas vitórias. E, no domingo, a Raposa terá uma prova de fogo, enfrentando o Galo no Clássico dos Maiorais. O jogo está marcado para as 16h, também no Amigão, e com o mando do Alvinegro.

GE